Prometido para 2015, corredor de ônibus Cotia-Itapevi nem saiu do papel

Em 2013 a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos anunciou a construção de um corredor de ônibus ligando Cotia a Itapevi, pela Estrada da Roselândia, em um projeto que faria a integração com outro corredor, entre São Paulo e Itapevi, formando um trajeto entre várias cidades e com o objetivo de encurtar as viagens do transporte público.

A obra também facilitaria o acesso dos cotianos às estações de trem da região e Capital. Na época, como mostrou o Jornal Cotia Agora, a EMTU afirmou que o início das obras seria em 2014 e com previsão de término em 2015.

Passados seis anos desde o lançamento do projeto, nada saiu do papel e a obra que facilitaria a vida de usuários do transporte caiu no esquecimento. O outro corredor, entre Itapevi e Capital já teve a maioria das obras entregues, apesar de terem sido interrompidas diversas vezes.

O Corredor Metropolitano Itapevi-Cotia ligaria os dois municípios pela Estrada da Roselândia, a partir do Terminal Metropolitano de Cotia até o Terminal Engenheiro Cardoso, fazendo conexão com o Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo e também com a linha 8 Diamante da CPTM em Itapevi. No projeto, a ligação entre Cotia e Itapevi teria 9,4 quilômetros de extensão, com investimento (à época) de R$ 160 milhões e previsão de atendimento de 68 mil passageiros dias.

O Governo do Estado não comenta mais sobre o assunto. O Jornal Cotia Agora entrou em contato com a EMTU que informou que todos os projetos para o transporte intermunicipal nas Regiões Metropolitanas de São Paulo estão sendo reavaliados pela direção da empresa.

No site da EMTU o projeto ainda consta da mesma forma quando foi publicado em 2013 e nem os prazos foram corrigidos ou retirados do ar.

Publicação da EMTU e no quadro vermelho as datas não cumpridas pelo Governo do Estado