Projeto visa coletar 4 mil litros de óleo de cozinha usado em Cotia

A partir deste mês moradores de Cotia serão sensibilizados para a campanha “Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola”, que quer fazer com que a cidade seja referência na coleta seletiva que promove atividades de educação ambiental na rede pública. A campanha permite às Associações de Pais e Mestres de cada unidade de ensino receberem o recurso proveniente da venda deste resíduo para criar projetos ambientais.

Agora, o objetivo é tornar a comunidade escolar protagonista das ações de coleta do óleo de cozinha, envolvendo todos os cidadãos, como empresas, poder público e moradores, com os benefícios da coleta para o meio ambiente limpo e a educação dos jovens. A iniciativa é uma realização do Instituto AUÁ e Preserva Recicla, com patrocínio do Óleos Vila Velha e parceria com Óleo Sustentável e prefeitura municipal.

Essa proposta nasceu quando o empreendedor Leonardo Giardini e diretoras de quatro escolas municipais compuseram a metodologia que une coleta seletiva com educação nas escolas, para enfrentar o desafio de coleta do óleo porta a porta.

“É uma satisfação ver o caminho entre a apresentação da ideia para toda a rede municipal, em 2012, em que mostramos o valor da escola ser um polo da coleta, até o momento em que foram idealizadas campanhas nos bairros, mascotes nas escolas, crianças que mudaram a cultura da coleta em suas casas. Este ano, avançamos, integrando mais secretarias, Sabesp, diretorias de ensino e iremos enfocar encontros de formação dos gestores escolares”, conta Samanta Riman, hoje responsável pelo setor de parcerias da Secretaria Municipal de Educação e uma das apoiadoras do programa desde o início.

Entre os resultados esperados, estão a adesão de todas as 108 escolas municipais ao programa, e escolas estaduais, particulares e do ensino superior, que já vêm demonstrando interesse. Espera-se coletar 4 mil litros de óleo até julho de 2019, e ter feito a mensagem chegar para toda a população de mais de 200 mil pessoas.

“A iniciativa da campanha ‘Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola’ está totalmente alinhada aos valores da nossa companhia, que busca sempre uma posição sustentável em seu negócio. Acreditamos no poder da educação para gerar mudanças sociais e ambientais, crianças e jovens são importantes veículos de comunicação e estamos felizes em patrocinar um programa une a todos por um mundo mais sustentável”, destaca Samira Senicato, responsável pelo Óleo Vila Velha, patrocinador do projeto.