Projeto traz espetáculos de ópera para escolas estaduais de Cotia

Ampliar e democratizar o acesso de estudantes e de seus familiares a espetáculos de música clássica é a proposta do projeto Ópera na Escola, que vem para Cotia no dia 18 deste mês.

Em 2016, o projeto traz em sua 5ª edição o espetáculo A Criada Patroa: uma versão em português da famosa obra do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi. A Criada Patroa aborda com humor o conflito de classes, tema crucial em nossa sociedade até os dias de hoje, e fala da reconfiguração de uma relação hierarquizada através do amor, da identificação com o outro, do afeto.

O espetáculo conta com a participação da cantora Isabella Luchi, do barítono Márcio Marangon, do ator Rodrigo Manzelli e do pianista João Moreira, com direção artística e cênica de Livia Sabag e direção musical de Fábio Bezuti.

Para que os alunos possam compreender a importância da música erudita e do teatro como expressão artística no Brasil e no mundo, o projeto realiza ações socioeducativas que abrangem as escolas e o seu entorno. Além do espetáculo, a comunidade participa de atividades didáticas que abordam temas relacionados à música clássica.

“A ópera, por sua natureza híbrida, que inclui música, teatro e artes visuais, é uma forma de arte que pode ser facilmente apreciada por qualquer tipo de público. No entanto, pelos mais diversos motivos, que vão desde questões geográficas até econômicas, a maior parte da população brasileira não tem acesso a espetáculos deste tipo. Dessa constatação surgiu a ideia de irmos até públicos que estão afastados dos centros que concentram a produção cultural, dando preferencia por regiões economicamente desfavorecidas. Além da experiência artística e da formação de capital cultural, o projeto propicia uma experiência compartilhada na comunidade, criando laços, referências comuns e um espaço alternativo de diálogo e debate,” explica Sabag.

Ao todo, dez cidades e 18 escolas públicas receberão as apresentações gratuitas aos finais de semana. O projeto é idealizado por Livia Sabag e Cléia Mangueira, com realização da Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, por meio do Instituto Gerdau, firmado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

PROGRAMAÇÃO:

18/9 – Cotia
11h – E.M Profª Ana Maria Pereira, R. Onze, 396, Nakamura Park
15h – E.E Sidronia Nunes Pires – Avenida Inocêncio Pires de Oliveira, 405, Caucaia do Alto

Do Portal R3