Projeto de Lei quer tornar soltura de pipa em esporte em SP

Uma antiga brincadeira de crianças e adultos e muito tradicional no Brasil pode vir a ser considerada esporte no estado de São Paulo.

É o que prevê o Projeto de Lei 611, do deputado estadual Sebastião Santos (Republicanos) colocada em tramitação no Diário Oficial da Assembleia Legislativa.

O deputado justifica o PL ressalta que a pipa, ou papagaio, capucheta e outros nomes dados ao brinquedo já é considerado patrimônio histórico, cultural e imaterial em alguns estados e já é esporte no Amazonas. O PL também quer a criação de pipódromos e maior fiscalização em cima do uso de cerol e demais cortantes, que causam tantos acidentes e a linha terá que ser exclusivamente de algodão.

“Certamente, a regulamentação da soltura de pipas como prática esportiva promoverá o resgate da cultura, incentivo a uma prática segura e consciente, a socialização dos praticantes, promoção do lazer, além de ser uma ferramenta de baixo custo, acessível para entretenimento de todas as classes sociais”, diz trecho do PL.