Projeto de Lei altera Lei de 2005 e obriga bancos a agilizar atendimento em Cotia

Um Projeto de Lei foi aprovado na Câmara de Cotia nesta terça-feira (19) e obriga as agências bancárias a terem funcionários suficientes, principalmente nos caixas, como forma de reduzir as filas e o tempo de espera das pessoas que buscam os serviços dessas instituições.

Mas, já existe uma Lei, a 1.329 de 2005 que obriga os bancos a atenderem os clientes e não clientes com mais agilidade, com menor tempo de espera, ou seja, 15 minutos em dias normais e 30 minutos em véspera ou pós feriados prolongados.

O PL 08/2019, de autoria do vereador Marcinho Prates altera o 1º artigo da Lei de 2005 pedindo também o atendimento das pessoas idosas e com mobilidade reduzida, gestantes com menor tempo de espera, mas mantém os minutos da antiga Lei.

O pedido vai de encontro do que vem sendo reclamado por clientes e não clientes de bancos como Bradesco, Banco do Brasil e Santander em Cotia. Um banco que ainda tem preocupação em fazer o serviço dos caixas serem rápidos é a agência do Itaú do Centro de Cotia, fato constatado pela reportagem do Jornal Cotia Agora em pelo menos duas vezes por mês, quando precisamos usar o serviço deste banco. Mas, a fila de espera antes da abertura da agência é sempre grande.

O PL foi encaminhado ao prefeito Rogério Franco para ser aprovado ou não.