Programa sobre reciclagem tem início em Cotia

Programa Dê a Mão para o Futuro distribuirá material orientativo para ressaltar a importância da separação de resíduos.

O Programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e realizado em conjunto com a Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e a Abima – Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, realiza uma nova etapa de suas atividades em Cotia, em parceria com a prefeitura e com a Coopernova Cotia Recicla. A primeira etapa da ação acontece nesta semana até o dia 26 (sexta-feira).

O programa forneceu diversos equipamentos, como empilhadeira, computador e impressora, além da reforma elétrica do galpão em que está instalada a cooperativa, que conta com 32 cooperados e destina para a reciclagem de 140 toneladas por mês.

O “Dê a Mão para o Futuro” visa criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda aqueles que vivem da reciclagem de resíduos e contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.

Nesta segunda-feira (22) iniciou-se a campanha de sensibilização da população para a correta separação do material reciclável para a coleta seletiva. Os moradores dos bairros atendidos receberão a visita da equipe do programa, dos próprios cooperados e de uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, que circularão nas ruas de Cotia, entregando folhetos de caráter educativo e imãs de geladeira, para que a população possa identificar em qual dia da semana o caminhão de coleta seletiva passará. Ao todo, serão distribuídos mais de 32 mil folhetos e mais de 17 mil imãs ao longo de 4 semanas de projeto (as próximas datas ainda serão definidas).

Terça-feira (23/06) – Caucaia do Alto

Quarta-feira (24/06) – Parque São Jorge

Quinta-feira (25/06) – Condomínio São Paulo 2

Sexta-feira (26/06) – Jardim Leonor

Sobre o programa Dê a Mão para o Futuro

O Programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda foi desenvolvido pela ABIHPEC como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo.

Em 2006, o Projeto piloto foi implantado no Estado de Santa Catarina em quatro municípios com a parceria da Fundação Banco do Brasil e apresentou resultados surpreendentes, ultrapassando as metas estabelecidas. Com esse sucesso, o programa foi colocado em prática nos Estados do Rio de Janeiro e Paraná, visando o cumprimento de exigências legais e, atualmente está em implementação no Estado de São Paulo.

O Programa “Dê a mão para o Futuro” foi apresentado ao Ministério do Meio Ambiente a fim de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que contempla as questões ambientais, de responsabilidade compartilhada e inclusão social, pontos considerados essenciais para as indústrias do setor.

Mais informações: www.maoparaofuturo.org.br