Programa que incentiva a leitura é ampliado em escolas de Cotia

A abertura oficial do Programa Magia de Ler em Cotia aconteceu em agosto de 2013.

Com a presença do cartunista, escritor, colunista e jornalista Ziraldo Alves, o material foi adquirido pela Secretaria de Educação para estimular a leitura, escrita e contação de histórias. Inicialmente, a parceria aconteceu apenas para os alunos do Ensino Fundamental. “O sucesso foi tão grande, que decidimos estender esse benefício para as crianças menores. O material foi entregue nesse ano e esperamos, com isso, formar leitores e incentivar a leitura desde a fase inicial”, destacou a secretária Geslayne Dias Camargo.

O material é destinado para cada faixa etária com livros e clássicos diferentes por idade. No final da última semana, os professores foram reunidos no auditório da Secretaria para receber formação e orientações sobre a maneira de uso dos livros. A parceria com a Editora Melhoramentos proporcionou aos educadores, uma palestra sobre a arte de contar histórias, com Giuliano Tierno de Siqueira, desenvolvendo principalmente o lado criativo, mas sem perder o hábito de ler a história original com os próprios livros em mãos e não apenas desenvolvendo a imaginação.

Os professores voltarão a se reunir no dia 29 de maio para que todos possam participar e tirar suas dúvidas para melhor aproveitamento do programa.

“É preciso criar uma roda de leitura, um clima que vai atrair as crianças e prender a atenção delas. A entonação faz toda a diferença também”, explicou a coordenadora de área, Graziele Ferreira.

Durante o encontro, eles desenvolvem atividades do próprio livro para levar como referência para a sala de aula.

(Fotos: Moisés Ferreira)

magia1 magia2 magia3 magia4