Professores de Cotia estão em greve e divulgam decisões após assembleia

Após a decisão de entrar em greve nesta sexta-feira (04), em assembleia os professores e profissionais da Educação de Cotia tomaram algumas decisões.

Eles marcaram nova assembleia para a próxima terça-feira (08) e prometem comparecer à sessão na Câmara Municipal de Cotia para tentar, de alguma forma, apoio dos vereadores nesta questão.

LEIA MAIS: Prefeitura de Cotia não atende reivindicações e professores entram em greve

Confira as decisões da categoria:

-Manter o movimento de paralisação;
-Rejeitar o Sintrasp (Sindicato) como representante;
-Reconhecer a comissão unificada como legítima representante;
-Dar continuidade ao processo de formação de um sindicato de profissionais em educação do município de Cotia;
-Acionar o Ministério Público denunciando as irregularidades cometidas pela prefeitura em relação à Educação;
-Calendário de mobilização;

Domingo: Panfletagem nas feiras públicas de Cotia e de Caucaia;
Segunda-feira: Ida às escolas para explicar para a comunidade as razões do movimento
e para atrair mais profissionais para o movimento de paralisação;
Terça-feira: Assembleia na Praça da Matriz às 9h e ida à sessão da Câmara Municipal.

ESCLARECIMENTOS DA PREFEITURA

A Prefeitura de Cotia enviou nota sobre as reivindicações:

Na reunião foram priorizados alguns tópicos de toda pauta, conforme decisão das comissões representativas. São elas:

Dissídio salarial: De 2009 a 2015, os professores da rede municipal de ensino tiveram aumento salarial de 105%. Essa porcentagem ainda não corresponde à evolução funcional prevista no plano de carreira do magistério, onde acontece uma bonificação salarial a cada especialização concluída e validada, ou outro benefício de direito que possa acrescer nesse salário. Considerando essas outras situações, o aumento pode chegar a 237,44%. O aumento concedido aos professores neste período foi maior do que a inflação de 55%.

A Secretaria da Fazenda explicou que a situação econômica atual não permite à administração municipal conceder aumento salarial.

Com a crise econômica nacional, a administração municipal cortou gastos e reduziu contratos, mas priorizou o pagamento dos funcionários religiosamente em dia e, muitas vezes, antecipadamente, diferente de algumas cidades que estão com os pagamentos atrasados.

Plano de carreira dos auxiliares e secretários: Será montada uma comissão para estudar o Estatuto Municipal dos Funcionários Públicos – que deve sofrer alterações, para, posteriormente, servir como base à comissão de funcionários para iniciar a elaboração e atender ao pedido dos auxiliares de classe pelo plano de carreira.

Benefícios: Todos os benefícios serão pagos até dezembro de 2016, respeitando a ordem cronológica.

Infraestrutura: A Secretaria de Educação conta com aproximadamente 3 mil funcionários e 109 unidades escolares na cidade. Todo ano é feita uma lista de escolas prioritárias para manutenção completa e os diretores são informados. As manutenções do dia a dia são feitas por uma equipe de manutenção da própria Secretaria de Educação. Com o período de chuvas, foi necessário solicitar uma contratação em caráter emergencial para cuidar exclusivamente dos telhados dos prédios escolares, por conta do número de problemas recorrente dos diretores.

Sobre a paralisação: Na sexta (4), foi realizada uma nova Assembleia, mas a Prefeitura não foi avisada sobre a decisão dos educadores e não foi notificada oficialmente sobre a greve.