Professor Marcão: “O Facebook também é uma bosta”

Passei dias observando as críticas dos internautas a quase todos os assuntos. Cada absurdo!

Um grupo defende sem qualquer análise histórica que temos que nos organizar contra a invasão comunista vinda de Cuba. Cuba mal se segura nas próprias pernas, imagina se eles estão preocupados em exportar comunismo além de suas fronteiras. A guerra fria acabou faz tempo. Pior ainda é acreditar que podem invadir o Brasil. Acreditar nesta invasão comunista é o mesmo que acreditar que o personagem de terror Freddy Krueger é real.

Outro tema que bomba no Face é Deus. – Deus, com todo respeito que o Senhor merece e como cristão, já pedindo desculpas, existe uma verdadeira avacalhação com Seu nome e com Seus ensinamentos. No mesmo post que alguns louvam, outros chamam os irmãos de lixo. Isto é contraditório né, Deus? Talvez possa ser que estes devotos estejam lendo o Velho Testamento (olho por olho e dente por dente). Será? Tudo é possível para o fanatismo religioso.

Deus, usar seu nome virou um bom negócio: outro dia passou aqui perto de casa um fusca bem velho, com uma fase escrita no vidro traseiro: Deus me deu. Aqui entre nós, o Senhor poderia ter dado um carro melhor. Sabe, parece que as pessoas esqueceram que Seu sobrenome é compaixão. Bem diferente de negócio financeiro. Mas sabemos que religião virou um bom negócio. Sabemos que o Senhor anda muito ocupado, porém, quando tiver um tempo dê uma passadinha pelas páginas das redes sociais e poderá ver os absurdos com Seus próprios olhos.

Outro assunto corriqueiro no Face é falar mal de político. Ladrão. Tomara que morra. Lixo. E tantos outros adjetivos impróprios para este texto. Como posso acreditar em alguém que chama outro de lixo? Como posso acreditar em alguém que deseja a morte de outro ser humano? Fica difícil acreditar… mesmo xingar uma mulher de vaca. Não curto este tipo de depreciação. O que esperar de gente que age assim? São iguais ou até piores que os políticos que estão aí.

Depreciar alguém porque é negro. Depreciar alguém porque é nordestino. Depreciar alguém porque pensa diferente daquilo que você acha que é verdade absoluta. Ignorância e preconceito são almas gêmeas. Na net realmente tem um monte de bosta sendo falada sem noção alguma. A bondade expressa no Facebook é aparente. Ela não lhe questiona? Criamos a falsa ilusão de que somos só bonzinhos. Enganamo-nos.

Quer algo mais escroto do que o “fake”? Cria-se uma identidade falsa para atacar covardemente o outro. Sem nenhuma piedade. Sem nenhuma defesa. Pode até ser um desafeto da pessoa agredida, mas mesmo assim, não se justifica tal leviandade. E ainda se não bastasse a estupidez, justifica-se o ato de ser falso atribuindo a si suposta perseguição. Covardia!

Também não é tudo que se publica no Face que é bosta! Tem gente que, para além dos adjetivos depreciativos, posta bons textos e vídeos. Essas pessoas respeitam as diferenças. Nem tudo está perdido.

*Marcos Roberto Bueno Martinez (Professor Marcão) é historiador de Cotia, professor de história e poeta. Escreve mensalmente no Cotia Agora. Conheça mais do trabalho de Marcão:www.cotiamemoriaeeducacao.blogspot.com