Professor Marcão e a “Timidez”

*

Tenho a impressão que o sujeito tímido é aquele que deseja se esconder do mundo. Não quer pertencer a este mundo maluco e esconde na timidez as suas aflições.

O tímido guarda pra si seus sonhos e desejos. Existe um medo constante do tímido de ser roubado. Ele vive preso dentro de si para não ser julgado. O tímido vê o mundo de forma diferente. Ele fala com os olhos. Ele fala com as mãos. Ele é atribuído de muitas linguagens. Para quem não é tímido é difícil perceber seus gestos. O tímido fala com sorriso quase opaco. A timidez é um disfarce.

Não é fácil ser tímido em um mundo exibicionista. Cresça e apareça a qualquer custo – este é o lema. Não é fácil ser tímido em um mundo que para ser celebridade basta ser idiota. Não é fácil ser tímido em um mundo em que a exposição do corpo é explorada exaustivamente.

Beleza. Cada um tem a sua beleza. O tímido é um sujeito esquisito. Bobo. Fora de contexto. Engana-se quem pensa assim. A timidez é uma auto defesa contra a mediocridade. O tímido é um observador nato. Se sente no mundo diferente de quem se considera normal. “Normal”! Como diz o poeta: de perto ninguém é normal.

Engana-se quem pensa que o tímido é aquela figura retraída. Engana-se quem acha que o tímido é aquele sujeito recatado. O tímido pode ser extrovertido justamente para esconder a sua timidez. O tímido esconde seu olhar. Não porque é covarde e não encara, é que sua timidez lhe permite ler a alma do observado. Não é fácil ser tímido. A sua personalidade é forte. Ele tem medo de falar o que está vendo nas entrelinhas das pessoas e machucá-las. Não é fácil ser tímido em mundo de mentiras. Em um mundo de faz de conta. A timidez é uma defesa constante. O tímido é um ser de mil facetas. Sabe aonde quer chegar. Não se iluda com a ideia que a timidez o impeça de chegar a algum lugar.

Timidez é um estilo de vida…

*Marcos Roberto Bueno Martinez (Professor Marcão) é historiador de Cotia, professor de história e poeta. Escreve mensalmente no Cotia Agora. Conheça mais do trabalho de Marcão:www.cotiamemoriaeeducacao.blogspot.com