Procon lança aplicativo para reclamações online

Nesta terça-feira (4), o Procon-SP lançou o novo sistema de atendimento digital. A plataforma permite que todo o atendimento de defesa do consumidor seja feito de forma digital, possibilitando a abertura e acompanhamento de reclamações, audiências de conciliação e até mesmo fiscalização, com autos de infração e monitoramento totalmente online, acelerando a tramitação dos processos.

Para viabilizar a implantação foram utilizadas duas das mais modernas e inovadoras plataformas de negócios do mercado, a Dynamics 365 e a Power Platform da Microsoft, que resultam em mais agilidade na solução das demandas.

A partir de agora, a realização das audiências de conciliação será totalmente virtual – via Microsoft Teams. Com a facilidade de realizar o atendimento no conforto e segurança de casa, evitando deslocamentos desnecessários ao consumidor, que passa a contar com um canal de interação direto com o Procon-SP.

Na prática não será mais necessário deslocamento físico para fazer uma reclamação, que poderá ser feita pelo celular ou computador. A demanda chegará imediatamente ao fornecedor e, caso não seja atendida, os especialistas do Procon farão audiência entre a empresa e o consumidor também de forma online. Mas para o cidadão que preferir, continuará sendo garantido o atendimento presencial.

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