Primeiro bimestre de 2021 teve apenas um caso de dengue em Cotia

Finalmente a Vigilância Epidemiológica do Estado divulgou os dados sobre a dengue em São Paulo, com 10 dias de atraso, referente ao mês de fevereiro.

Cotia teve seu primeiro caso registrado no mês passado, sendo importado. No mesmo mês ocorreram 7 notificações, sendo apenas uma confirmada.

No acumulado do primeiro bimestre, 10 notificações apenas e só um caso. Porém, sempre é bom ficar atento ao acumulo de água parada em recipientes e é preciso redobrar os cuidados para diminuir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue.

Em 2021 ainda ocorre a circulação do tipo 2 do vírus dengue. Assim, mesmo quem já teve dengue tipo 1, por exemplo, está suscetível a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves.

Conforme diretriz do SUS – Sistema Único de Saúde, o trabalho de campo para combate ao mosquito Aedes aegypti compete primordialmente aos municípios. O Estado presta apoio técnico, coordena ações e capacitações e com diagnóstico, por meio do Instituto Adolfo Lutz. O enfrentamento ao Aedes é uma tarefa contínua e coletiva, fundamental para evitar focos do mosquito, uma vez que cerca de 80% dos criadouros estão em residência.