Prefeitura instala em Cotia ‘ecopontos’ com caçambas, mas moradores, empresas e condomínios abusam e burlam lei

Há muito tempo que o Jornal Cotia Agora mostra a falta de educação de moradores da cidade e de municípios vizinhos, que enchem nossas matas, ruas, terrenos e calçadas de entulhos e lixos de todo tipo.

A conhecida “Rua do Lixão” no km 30 já foi tema de mais de uma dezena de matérias aqui no portal. São dezenas, centenas quilos de lixo, muitos com produtos contaminantes e junta-se aí a falta de consciência de quem joga e a de fiscalização por parte do poder público.

A Prefeitura prometeu há muito tempo a criação de ecopontos e campanhas de conscientização para o descarte legal de dejetos, inclusive, o prefeito, em seu plano de governo, disse que faria também a operação cata treco, com caminhões da prefeitura passando nos bairros semanalmente recolhendo sofás, móveis e diversos materiais que a população precisa jogar fora.

A promessa ainda não foi cumprida, mas em 12 pontos da cidade foram implantadas caçambas como ecopontos, com faixas mostrando aos moradores que, ali, é local para despejo de lixo e materiais que normalmente o caminhão da Enob não deveria levar.

Nossa reportagem viu dois desses pontos, um na região do Turiguara e outro na citada rua do lixão, ali na Estrada Luis Silva, entre o Jardim Ipê e o Belisário.

Porém, essas caçambas, principalmente do Km 30, estão recebendo materiais de empresas de Cotia e cidades vizinhas, que, normalmente teriam que pagar para descartar seu lixo, entre eles, produtos que não são recicláveis. Ficou mais fácil seus veículos pararem ali e jogar os dejetos.

Quem também está abusando da boa vontade e até infringindo leis ambientais são alguns condomínios daquela região da Estrada do Capuava e arredores. Até poda de árvores e gramas estão sendo jogados ali e, recebemos relatos de carros com os logos oficiais dos condomínios e residenciais parando para descartar materiais.

Para piorar, algumas pessoas jogam os materiais nas caçambas e ateiam fogo, como flagrou um morador.

Na Avenida Brasil, no Jardim Central, também há caçambas e funcionários da Cotia Ambiental foram na semana passada coletar os materiais e havia um resto de fogo, o que quase causou queimaduras nos profissionais.

Vale lembrar que essas caçambas são um primeiro passo para que Cotia tenha coleta seletiva, ecopontos e campanhas de conscientização da população, promessas de campanha do prefeito, e que, os moradores que sonham com uma cidade melhor, tem que cobrar a todo instante essas prioridades.