Prefeitura de São Roque está pronta para iniciar vacinação contra coronavírus

A Prefeitura de São Roque está pronta para iniciar a vacinação contra o coronavírus. A administração organizou 60 mil kits para vacinação e aguarda informações do Governo do Estado sobre a quantidade e cronograma de entrega das doses da vacina.

Os kits são compostos por seringas, agulhas, luvas, máscaras e EPIs recomendados pelo Ministério da Saúde para fazer a aplicação e imunizar os grupos prioritários da população.

A previsão para a primeira etapa em São Roque é de 15 mil pessoas vacinadas, sendo 12 mil idosos e 3 mil profissionais de saúde, indígenas e quilombolas.

A cidade terá 10 pontos de vacinação, com procedimentos realizados à domicílio, drive-thru e nas unidades de saúde.

Prefeitura testa servidores

todos os servidores públicos serão testados para coronavírus. A medida faz parte da estratégia de combate à pandemia e visa preservar a saúde do funcionalismo e da própria população, que é atendida por estes profissionais.

A primeira fase da testagem começou na quinta-feira (7) e segue até o dia 14 de janeiro, sendo destinada a profissionais de saúde (público e privado) e segurança pública. A segunda fase acontece entre os dias 19 e 29 de janeiro e irá ampliar a testagem para os demais servidores públicos.

O teste utilizado é o sorológico, que considera o IgM/IgG, que são as imunoglobulinas dos anticorpos. A IgM positiva significa que a pessoa já teve o vírus e a IgG positiva significa que ela está contaminada.

Os testes rápidos (TLR) são exames realizados por um equipamento que fica fora do laboratório clínico e que identifica a presença dos anticorpos que são produzidos pelo organismo para combater a infecção. O resultado sai em poucos minutos, sendo mais ágeis do que os exames tradicionais.

Acontece que a maioria dos testes rápidos comercializados têm resultados avaliados e emitidos apenas pelo dispositivo de exame (Tira Reagente) mas não envolvem nenhuma atuação humana no processo de resultado e avaliação de laudos, o que pode aumentar a chance de erro.

Já o TLR realizado na ação da Prefeitura encaminha o resultado através da Internet para um laboratório central que funciona 24h por dia e 7 dias na semana e conta com profissionais de saúde que recebem o resultado do exame, revisam e assinam o laudo. Tudo para garantir segurança no cuidado com o paciente e dados confiáveis para a tomada de decisão.

Testagem da população

Os testes dos agentes de saúde e funcionários públicos é apenas o primeiro passo da ação de testagem em massa realizado pela Prefeitura, que futuramente irá expandir os exames rápidos para outros grupos com o objetivo de abranger toda a população.

Os próximos passos da ação de testagem estão sendo estudados e avaliados pela diretoria de Saúde municipal e serão divulgados pela prefeitura futuramente.