Prefeitura de Cotia e Correios divergem sobre imóvel e nova agência em Caucaia

Com uma população de quase 60 mil habitantes, o distrito de Caucaia do Alto não tem agência dos Correios.

A situação tem causado grandes transtornos aos moradores que precisam tirar documentos como o CPF, por exemplo, ou, simplesmente despachar alguma correspondência ou encomenda. O prédio está fechado desde fevereiro deste ano, quando venceu o convênio que os Correios mantinham com a Prefeitura de Cotia. Pelo convênio, a prefeitura cedia e adaptava o imóvel e, a empresa, por sua vez instalava os serviços e disponibilizava funcionários. O convênio ainda não foi renovado e as partes divergem sobre os motivos.

De acordo com os Correios, a prefeitura disponibilizou um novo imóvel para a instalação da agência e, segundo as informações, o novo imóvel proposto pela municipalidade visando a reabertura da unidade já foi aprovado. “O imóvel se encontra pendente de adaptações e apresentação da documentação necessária para firmar o novo contrato”, informou através de uma nota enviada à redação.

A prefeitura, por sua vez, informou através da assessoria de imprensa, que o município apresentou dois imóveis aos Correios e que nenhum deles teria sido aprovado. Disse ainda que nos próximos dias a prefeitura deve se reunir com representantes dos Correios para apresentar outros locais. “Os Correios pedem um prédio maior porque querem ampliar o número de equipamentos, internet, boa localização, entre outros”, informou a prefeitura.
Nem prefeitura e nem os Correios souberam precisar, no entanto, quando a unidade de Caucaia do Alto voltará a funcionar.

Até que as partes decidam sobre o novo imóvel para a instalação da agência e formalização de um novo convênio, os moradores de Caucaia do Alto têm como opções mais próximas as unidades do centro de Cotia, localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 467; do Jardim Sabiá, na Rua Nitaro Nakamura, 12 e em Vargem Grande Paulista, na Rua Mário Scarvacce, 82/86 centro.

Pressão popular
Na última semana, alguns moradores de Caucaia do Alto marcaram presença na sessão da Câmara de vereadores para pedir ajuda. O objetivo dos moradores foi solicitar que os parlamentares pressionem a prefeitura para que ela resolva a situação e os Correios voltem a funcionar no distrito. Como resposta, os moradores ouviram dos vereadores que enviariam documentos ao chefe do Executivo, prefeito Carlão Camargo, pedindo um posicionamento e providências.

Por Vânia Alves – Diário da Região Castello-Raposo

Foto: Cotia & Cia