Prefeitura de Cotia devolve respiradores que levou de fábrica

A Prefeitura de Cotia devolveu nesta terça-feira (31) os aparelhos respiratórios que levou de uma fábrica.

O Ministério da Saúde havia pedido acesso a todos os aparelhos produzidos no país para equipar leitos, mas com uma fábrica de respiradores em Cotia, a Prefeitura pediu alguns aparelhos na Justiça Federal com o compromisso de indenizar a empresa.

Inicialmente, a Justiça Federal atendeu ao pedido e, na sexta-feira (27), o vice-prefeito Almir Rodrigues, acompanhado de guardas municipais, retirou os equipamentos na fábrica. Houve tumulto junto aos funcionários do local, que se recusaram a entregar os aparelhos sem a presença de um oficial de Justiça, mas o vice-prefeito conseguiu levar 35 equipamentos.

O Ministério Público Federal recorreu da decisão da Justiça Federal, alegando que os aparelhos não foram testados e certificados pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o que impediria a sua utilização. A Justiça atendeu e determinou a devolução dos equipamentos.

A Prefeitura de Cotia recorreu da decisão, mas nesta terça, o Tribunal Regional Federal negou. Os aparelhos foram devolvidos e, depois da entrega, o prefeito Rogério Franco afirmou que vai continuar a luta para conseguir os aparelhos. “Vamos tentar comprar de outras empresas, vamos buscar com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado”, disse.

Em nota, a Prefeitura de Cotia lamentou a decisão, e esclareceu que age proteger e preservar a vida de sua população.

Do G1