Prefeitura de Cotia contesta na Justiça liberação do Uber e promete app para táxis normais

Em maio deste ano, o Jornal Cotia Agora publicou sobre a decisão do  juiz Carlos Alexandre Aiba Aguemi, da 3ª Vara Cível de Cotia, que concedeu liminar ao aplicativo Uber, liberando os motoristas desta categoria para circular na cidade e não ter os veículos apreendidos como vinha sendo feito pela Prefeitura de Cotia. 
 
O secretário-adjunto de Assuntos Jurídicos e Defesa da Cidadania, Antônio Mauro de Souza Filho, afirmou que a prefeitura recorreu da decisão da Justiça e quer reverter a situação. 
 
Vale lembrar que o Uber, apesar de ser usado por muitos moradores de Cotia, estava proibido desde 2015, através da Lei Municipal 1896, de autoria do ex vereador Fernando Jão. 
 
Segundo Jão, só há dois caminhos possíveis, até que venha alguma decisão federal: coibir ou regulamentar. “Seja qual for o caminho, vamos dialogar e manter a legalidade. Se vai ser regulamentado ou não, vai depender de decisões superiores.” 
 
Polêmica e aprovação dos usuários 
 
Houve muita polêmica após a decisão e liberação da Justiça. Nas páginas das redes sociais do Jornal Cotia Agora, 99% aprovou a decisão e quer o Uber em Cotia. Dezenas de leitores contaram que usam ou pretendem usar o aplicativo um dia. 
 
Prefeitura promete app para taxistas convencionais 
 
Em reunião com coordenadores de pontos de táxis de Cotia nesta terça-feira (20), os secretários de Transportes e Trânsito  e de Governo, Toninho Melo e Fernando Jão, ficaram de levar ao prefeito Rogério Franco a sugestão para a criação de um 
aplicativo de taxistas regulamentados no município. A sugestão foi dada por um taxista durante encontro no qual a categoria foi informada sobre o recurso da prefeitura contra uma liminar da Justiça que liberou o Uber na cidade.  
“Por meio de um aplicativo criado pela prefeitura, fica facultativo ao taxista entrar ou não. A ideia não é obrigar, e sim dar mais uma alternativa de contratação”, disse Fernando Jão, após ouvir a sugestão do taxista Valdir Godinho. 
 
Godinho já faz parte de um APP de taxistas de Cotia. “Estamos com o aplicativo há seis meses, com a participação de 60 taxistas e tivemos mais de dois mil downloads. Mas estamos isolados no APP que criamos. O ideal seria a prefeitura gerenciar e agregar todos os taxistas da cidade e fazer a divulgação”, defende o taxista. 
 
Ao final da reunião, ficou decidido que os coordenadores dos pontos de táxis vão recolher assinaturas dos taxistas favoráveis à criação do APP. 
O documento será encaminhado pela Settrans ao secretário de Governo que, por sua vez, apresentará a proposta ao prefeito.