Prefeito de Vargem Grande é reeleito presidente do Consórcio Consulti

O prefeito de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha, foi reeleito presidente do Consulti – Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo, durante a 13ª Reunião do órgão, realizada na Câmara de Taboão da Serra.

Durante o evento, também foi instalada a Câmara Temática Especial do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI/RMSP).

Segundo Roberto Rocha, o tema mobilidade urbana tem sido o principal problema na região e teve várias propostas de melhorias para serem incluídas no PDUI. “Com o crescimento populacional e industrial da região precisamos planejar ações que viabilizem o desenvolvimento socioeconômico das cidades, como: melhorias na Rodovia Raposo Tavares, ampliação do metrô, criação de zonas industriais, entre outros”.

A Câmara Temática Especial do PDUI/RMSP será dividida em sete grupos de trabalho: mineração, mobilidade urbana e logística, meio ambiente e resíduos sólidos, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e inclusão, habitação e infraestrutura, e comunicação. Além de representantes dos municípios que compõem a região sudoeste, toda população pode participar das reuniões com sugestões.

PDUI/RMSP

O PDUI/RMSP indicará diretrizes, projetos e ações para o conjunto do território da RMSP considerando as sub-regiões, definidas pela Lei Complementar Estadual nº1139/2011. Entre os meses de março e abril, os municípios terão que realizar Audiências Públicas, em que a sociedade civil poderá elaborar propostas.

As datas ainda não foram definidas, mas os interessados podem acompanhar todas as informações sobre o PDUI/RMSP no site: http://www.pdui.sp.gov.br

A 13ª Reunião do Consulti contou, ainda, com a participação dos prefeitos de Itapecerica da Serra, Chuvisco, e de São Lourenço da Serra, Fernando Seme Amed, do diretor vice-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti, do presidente da Câmara de Taboão da Serra, José Aparecido Alves, e da representante da Secretaria Estadual de Assuntos Metropolitanos, Brígida Sacramento.

O Consulti congrega as cidades de Cotia, Embu das Artes, Juquitiba, Itapecerica da Serra, São Lourenço, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.