Praça da Matriz de Cotia vira depósito de lixo

Uma cena que vem incomodando muita gente no centro de Cotia. Um catador de lixo resolveu transformar a Praça da Matriz em seu depósito particular.

Há cerca de três semanas que ele passou a catar papelão, plástico e latas e espalhar em um canto ao lado dos banheiros. Para piorar, nesta quarta-feira ele colocou lixo na calçada e na rua, revoltando comerciantes e transeuntes.

Segundo um comerciante, o homem recolhe e vende o material: “Ele pega nas lojas do centro e vende, é o sustento dele, mas convenhamos que aqui é espaço público e é inadmissível isso acontecer. Ele que arranje um local onde não atrapalhe as pessoas que circulam para poder trabalhar“, comentou.

Um lojista reclamou da situação da praça: “Isso há muito tempo não é mais uma praça. Virou abrigo de morador de rua, ponto de uso e tráfico de drogas e o cidadão comum não pode usar a praça e até os bancos foram retirados pela prefeitura pro evento da TV Globo e nunca mais devolvidos. Tem idosos que gostam de sentar aqui e agora não podem mais, um abandono, um descaso por parte da prefeitura“.

Até outro morador de rua reclamou à nossa reportagem sobre o acúmulo de lixo do companheiro, que, segundo ele, atrai baratas e ratos.

Nós apuramos que a prefeitura esteve na terça-feira e conversou com o catador de lixo, proibindo-o de acumular o material no local, mas, nesta quarta-feira, a quantidade dobrou.

praça-lixo2 praça-lixo3