Poupatempo Cotia terá horário especial no Natal e Ano Novo

Órgão alerta cidadãos para os cuidados com os documentos nas férias, quando aumentam os registros de pedidos de segundas vias

O Poupatempo Cotia informa que estará fechado no dia 24 de dezembro, segunda-feira, e reabre após o Natal no dia 26, quarta-feira, a partir do meio-dia.

No último final de semana de 2018, os postos estarão fechados nos dias 29 (sábado) e 31 (segunda-feira). O expediente em 2019 começa na quarta-feira, dia 2 de janeiro, ao meio-dia.

O Poupatempo aproveita para alertar os cidadãos para os cuidados com os documentos nas viagens de férias, época em que aumentam os registros de pedidos de segundas vias. Além dos extravios comuns em períodos festivos, o fluxo nos postos aumenta por causa das férias, quando sobra mais tempo para colocar os documentos em dia.O prazo para emissão de segunda via da Carteira de Identidade (RG) é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via da carteira para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade – caso de quem tem o documento de outro Estado e vai tirar o documento pela primeira vez em São Paulo –, o prazo é de até dez dias úteis, devido à necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.

Quem vai viajar para países do Mercosul pode se identificar apresentando apenas a cédula de identidade, desde que a data de emissão não seja superior a dez anos. As empresas aéreas barram o viajante no momento do embarque por causa da exigência do documento atualizado. Quando isso ocorre, os postos Poupatempo Guarulhos e Campinas Shopping podem emitir uma segunda via provisória mediante a apresentação do bilhete de viagem marcado, mas o documento vale somente por 90 dias.

Para garantir atendimento rápido a tempo da viagem é necessário providenciar o quanto antes o agendamento de horário de atendimento. O agendamento pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo ‘SP Serviços’.

Para facilitar no atendimento, o Poupatempo conta com um atendente virtual, o Poupinha, que está disponível 24 horas, todos os dias, no canto inferior direito da tela do portal oficial. O Poupinha atende por meio de chat e ajuda a marcar dia e hora para atendimento em qualquer unidade do Poupatempo.

Como falar com o Poupinha, o atendente virtual do Poupatempo:
www.poupatempo.sp.gov.br (no canto inferior direito da tela)

Totens de autoatendimento

O Poupatempo conta com totens de autoatendimento que permanecem à disposição dos cidadãos mesmo nos feriados até às 22 horas em shoppings, supermercados, ou durante todo o expediente nas estações do Metrô e CPTM (confira lista de endereços em www.poupatempo.sp.gov.br).