Poupatempo Cotia segue fechado. Saiba como usar os serviços digitais

Desde o início da pandemia, há um ano, o Poupatempo ampliou a quantidade de serviços eletrônicos, em que os cidadãos podem realizar o autoatendimento, com segurança, agilidade e conforto, pelo computador ou celular, sem precisar sair de casa. Para facilitar o acesso de quem tem dúvidas sobre como usar as ferramentas, o programa disponibiliza em seu portal (www.poupatempo.sp.gov.br) cartilhas ilustrativas e vídeos, com o passo a passo dos serviços mais solicitados.

Quem preferir usar o celular para realizar o atendimento, precisa antes de tudo baixar o aplicativo. Para isso, basta entrar na loja de apps do smartphone – Google Play (para Android) ou App Store (para iOS) -, pesquisar por ‘Poupatempo Digital’, e clicar em ‘Instalar’.

O próximo passo para quem irá realizar o primeiro acesso é criar um usuário e senha no LoginSP, que pode ser feito no próprio portal ou aplicativo do programa. Ele permite que o cidadão tenha uma única identidade digital, ou seja, um mesmo usuário e senha para acessar diferentes plataformas de órgãos estaduais pela internet.

O cadastro é simples e rápido. Basta clicar em ‘Cadastre-se aqui’, informar o seu CPF e clicar em ‘Avançar’. Na tela seguinte, o cidadão irá preencher os demais campos cadastrais com os dados pessoais solicitados. Ao final, se estiver de acordo, deverá clicar em ‘Li e aceito o Termo de Uso e de Privacidade’ e clicar em ‘Avançar’.

Um e-mail de validação será encaminhado ao endereço informado, para confirmar o cadastro. Para concluir, basta clicar no link enviado para seu e-mail. A partir de então, o cidadão já pode usar o CPF e senha cadastrados para acessar os canais digitais do Poupatempo, tanto no portal quanto no app.

Quem já tem cadastro no Poupatempo, ao acessar o aplicativo ou o portal, pode somente clicar em ‘Entrar’, em seguida digitar o número do CPF e a senha. Caso não consiga acessar, basta clicar em ‘Esqueceu a senha?’ e escolher uma das formas de recuperação. A primeira é pela dica de lembrança da senha pelo celular ou pelo e-mail, ou ainda pela opção de um recadastro, caso não esteja mais utilizando o celular ou e-mail indicados.

Entre os atendimentos mais solicitados nos canais digitais, estão: renovação e segunda via de CNH, consulta de IPVA, multas e de pontuação, Carteira de Trabalho, Seguro-desemprego, Licenciamento e transferência de veículos, pré-cadastro da vacinação contra coronavírus, entre outros.

Cartilhas digitais

Didático e ilustrado, o material traz informações sobre 21 tipos de serviços como carteira de habilitação, atestado de antecedentes criminais, licenciamento, transferência de veículos, carteira de trabalho, título de eleitor, IPVA, seguro-desemprego, além de outros atendimentos relacionados à Secretaria Estadual da Educação, nota fiscal paulista e Sabesp, por exemplo. O conteúdo está disponível para consultas e downloads no site www.poupatempo.sp.gov.br.