Postos de gasolina de todo o estado estão na mira de força tarefa contra fraudes

Força-tarefa que reúne Fazenda, ANP e Ministério Público segue até a próxima sexta-feira, com ações em toda a Grande São Paulo e Interior. Principal alvo são alterações nas bombas para fornecer menos combustível que o indicado no painel

Foi iniciada esta semana mais uma ação da operação contra fraude nos combustíveis que reúne a Secretaria Estadual da Fazenda, o Ministério Público, a ANP – Agência Nacional do Petróleo e ainda órgãos como o Procon e o Ipem.

Até sexta-feira (28), essa “força-tarefa” vai passar por 660 postos, sendo 120 na Grande São Paulo e 540 no Interior. O principal alvo são alterações que fazem com que o volume que chega ao tanque dos carros seja inferior ao indicado no painel das bombas. O objetivo é proteger o consumidor para que ele não seja lesado no seu direito com fraude volumétrica, como por exemplo quando dizem que foi colocado 30 litros mas na verdade foram 28.

Ao todo, 24 postos foram fiscalizados pela ANP, na Capital e Grande São Paulo. E seis bombas foram interditadas, três por registrar volume menor do que o efetivamente cobrado do consumidor e três por conter produtos fora das especificações de qualidade (duas de gasolina e uma de etanol). Três outros postos foram autuados porque a fiscalização flagrou bombas com o lacre rompido.

Além disso, 84 postos foram fiscalizados pelo Ipem e 17 apresentaram irregularidades. Das 1.041 bombas verificadas, 134 estavam com problemas. Os alvos são escolhidos principalmente a partir de denúncias feitas por consumidores. As reclamações podem ser registradas no Procon-SP por meio do telefone 151; no Ipem-SP pelo 0800 013 0522 ou no Departamento de Polícia de Proteção ao Cidadão (DPCC) no 3338-0155.

Do Diário da Região