Polícia recomenda andar em grupo para evitar furtos nas compras de Natal

A Polícia Civil orienta para que as pessoas se organizem em grupos para realizar as compras de fim de ano nos principais centros de comércio popular de São Paulo. A grande concentração de consumidores, que aumenta no fim de ano, é um ambiente propício para a ação de bandidos, alerta a polícia.

“Andar sempre em grupos é o meio mais seguro [para fazer compras], pois desestimula a ação dos criminosos, que sempre estão em busca da facilidade”, afirmou o delegado titular do 12º DP (Pari), Éder Pereira da Silva.

“As pessoas precisam redobrar a atenção nas compras. Guardar celular e carteira em locais de difícil acesso”, afirmou o especialista em segurança pública e privada Jorge Lordello.

Mais atentos

A auxiliar de farmácia L.L., 38 anos, passou a andar com a mochila na parte da frente do corpo após uma tentativa de furto, no Largo Treze, em Santo Amaro (zona sul).

“Eu saí do trabalho e resolvi ver uns produtos. Estava com a mochila nas costas. Aí, senti que alguém estava tentando abri-la, em um momento de distração. Quando a ladra percebeu que eu percebi, fugiu”.

A vendedora C.F., 46, trabalha na 25 de março, onde nunca foi assaltada. Porém, afirma que foi vítima de furto, no período do Natal de 2017, no Largo da Concórdia. “Vacilei um pouco e levaram minha carteira, com dinheiro, e uma câmera de fotografia”.

O filho dela, o vendedor D. de N., 26, diz que foi vítima de roubo duas vezes neste ano na 25 de Março.

Da Folhapress