Polícia Militar ganha reforço de 2.820 soldados

PMs foram selecionados em um concurso que contou com 54.350 inscritos e passaram por um ano de curso na Escola Superior de Soldados.

A Polícia Militar acaba de ganhar um reforço de 2.820 novos policiais que se formaram nesta quarta-feira (18) durante solenidade no Sambódromo do Anhembi. Os soldados intensificarão o patrulhamento preventivo e ostensivo das ruas. Os PMs foram selecionados em um concurso que contou com 54.350 inscritos.

Os recém-formados, 2.375 homens e 445 mulheres, passaram por cerca de um ano de curso na Escola Superior de Soldados (ESSd). O curso, que começou em novembro do ano passado, teve 1.516 horas de aulas, com 49 disciplinas dos módulos básico e específico.

“Um concurso dificílimo, o mais difícil concurso de ingresso da Polícia Militar do país. Um ano de intenso treinamento físico, intelectual para que vocês pudessem, a partir dessa formatura, se somar aos quase 90 mil homens que representam a Polícia Militar do estado de São Paulo,” afirmou o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes.

Entre as disciplinas, os alunos da Escola Superior de Soldados cursaram Direitos Humanos, criminalística, Método Giraldi, defesa pessoal, inteligência policial, entre outras.

Mais reforço
O Estado de São Paulo possui um efetivo de 87.970 policiais militares. Desde 2011, o Governo do Estado contratou 16.023 novos PMs. Além disso, já estão em curso mais 2.841 futuros soldados de 2ª classe e 571 oficiais. Em breve, outros 2.215 alunos serão nomeados e empossados para entrar na ESSd.

Ainda estão em andamento concursos para a seleção de mais 2 mil soldados, além de 240 alunos-oficiais para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB).