Polícia identifica o quinto suposto médico clandestino em São Roque

A Polícia Civil está analisando as informações de um quinto suspeito nas investigações de falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina em Mairinque, Alumínio e São Roque.

Seria um homem que não teve o nome revelado. A polícia chegou até o suspeito após avaliar uma documentação médica apreendida onde constam todos os dados dos médicos que prestaram serviço nos hospitais da região. Ainda na sexta-feira (17) um pouco mais cedo, a polícia havia identificado o quarto suspeito, também um homem, porém, o nome não foi revelado. A Polícia Civil agora trabalha para encontrá-los. Os dois também teriam usado o CRM de um médico profissional.

A polícia ainda não sabe se eles teriam alguma formação fora do país ou feito faculdade no Brasil, porém, por algum motivo sem registro. A informação é apenas de que usavam outros documentos que não são os deles. Com essa documentação, os suspeitos atuavam na região.

Os primeiros três casos

Um homem e uma mulher foram presos na quinta-feira (16). À polícia, eles teriam contado que se formaram na Bolívia, mas que não foram aprovados no Sistema de Revalidação de Diplomas Médicos no Brasil, o Revalida. A mulher teria, inclusive, apresentado uma cópia do suposto diploma. Eles atuavam como médicos plantonistas contratados por uma empresa que fornece profissionais de medicina na região.

Eles haviam atendido em São Roque, Mairinque e Alumínio, além de outras cidades que estão sendo levantadas. Dois foram presos em São Paulo em um hotel quando se preparavam para fugir.

Foram levados para a Delegacia de Mairinque, ouvidos e depois transferidos. A terceira pessoa envolvida, na realidade foi a primeira identificada por falsidade, ela atendia com o nome de Cibele e foi descoberta no PA de Alumínio no dia 13, e atuava com registro de uma médica, por meio de uma empresa terceirizada.  Ela também prestava atendimento em Mairinque e São Roque.

A mulher fugiu quando saiu para buscar os documentos onde estava hospedada. Agora, ela é procurada pela polícia e tem a prisão decretada.

Policiais civis apreenderam na manhã de sexta-feira documentos na Santa Casa de São Roque e no Pronto Atendimento (PA) de Mairinque e Alumínio. A operação foi deflagrada após a descoberta de que três falsários prestavam atendimento nessas unidades.

Também foram recolhidos documentos no escritório da empresa terceirizada responsável por fornecer os profissionais a esses municípios. Diversas caixas contendo papéis foram retiradas das unidades pelos agentes.

Agora, a polícia vai checar toda a documentação e não é descartada a possiblidade de encontrar outras pessoas que estariam atuando com registros de médicos profissionais.

Do São Roque Notícias