Polícia Federal já abriu 54 inquéritos por greve dos caminhoneiros

Subiu para 54 o número de inquéritos abertos pela Polícia Federal para apurar um suposto locaute – quando a paralisação é de iniciativa ou apoiada pelos empresários – na greve dos caminhoneiros, informou nesta quarta-feira, 30, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Nesta conta, a PF também incluiu a sabotagem de uma linha férrea em Bauru e em duas torres de transmissão.

O perfil detalhado das pessoas investigadas dependerá dos avanços dos inquéritos, disse Jungmann. De acordo com ele, todos os suspeitos de terem praticado locaute já foram intimados e prestaram depoimentos à Justiça.

Mas, segundo o governo, em alguns lugares do país foi possível identificar que os responsáveis pelas paralisações nas estradas pertenciam a milícias, sindicatos de caminhoneiros, e às próprias transportadoras, o que, em parte, caracterizou o movimento como um locaute.

O ministro também disse que solicitou à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp) um levantamento de todas as prisões e punições realizadas pelas forças policiais e de segurança durante a greve, e que divulgará os números nos próximos dias.

Por Ricardo Rossetto – Veja