Polícia Civil faz operação contra o PCC em Cotia e mais 20 cidades

A Polícia Civil deteve 35 integrantes do PCC, sendo 19 mulheres, durante a Operação Welfare, deflagrada na quarta-feira (03), na Capital, Grande São Paulo e cidades do interior do Estado. A ação teve como objetivo desarticular uma célula que usava o dinheiro do tráfico de drogas para atrair novos membros com a oferta de benefícios.

Em Cotia houve um mandado de busca, mas nenhum detalhe foi passado pela polícia à imprensa.

“Essa foi mais uma operação para desestabilizar uma facção que realizava a lavagem de dinheiro dentro do Brasil”, disse o delegado geral de polícia, Ruy Ferraz Fontes.

Os trabalhos foram realizados por agentes do Deinter – Departamento de Polícia Judiciária do Interior 8 – região de Presidente Prudente – com apoio de policiais civis de outras regiões e do GIR – Grupo de Intervenção Rápida, da Secretaria de Administração Penitenciária, além de auxílio do Ministério Público.

Ao longo das diligências, foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. Também foram bloqueadas contas bancárias de pessoas envolvidas no esquema.

“O plano de fundo de qualquer investigação é a lavagem de dinheiro. A intenção é desidratar aos poucos, e de maneira crescente, a organização criminosa”, destacou o delegado Pablo Rodrigo França, titular da DIG de Presidente Prudente.

Célula “Sintonia de Ajuda”

Segundo apurações realizadas pelo período de seis meses, a célula da organização criminosa, intitulada “Sintonia de Ajuda”, captava novos integrantes por meio dos valores conseguidos com a comercialização de entorpecentes.

De acordo com o delegado França, a célula tinha aliados fora dos presídios que cediam suas contas bancárias para a lavagem de dinheiro em troca de um salário mensal. Foi constatado que a célula movimentava cerca de R$ 280 mil por mês com o esquema.

Paralelo a isso, gerentes da organização, dentro de unidades prisionais, identificavam pessoas que tinham algum tipo de necessidade durante as visitas e faziam uma ponte entre elas e a facção.

Por fim, a célula ajudava essas pessoas de várias formas, como o pagamento de despesas das mais variadas ou empréstimos. Em contrapartida, as esposas, companheiras e outros familiares dos presos emprestavam suas contas bancárias para lavagem de dinheiro ou outros favores solicitados.

Ação:

-Dois mandados de prisão e três de busca em Presidente Bernardes;
-Um mandado de prisão e um de busca em Presidente Venceslau;
-Dois mandados de prisão e dois de buscas em Martinópolis;
-Dois mandados de busca e dois de prisão em Pacaembu;
-Um mandado de busca e um de prisão em Irapuru;
-Dois mandados de prisão e quatro de busca em Valparaíso;
-Um mandado de busca e um de prisão em Mirandópolis;
-Um mandado de prisão e um de busca no CDP da Vila Independência;
-Um mandado de busca e um de prisão no CDP de Franco da Rocha.
-Um mandado de busca em Martinópolis;
-Um mandado de prisão e dois de buscas em Boituva;
-Dois mandados de busca e dois de prisão em Tietê;
-Um mandado de busca e um de prisão em Itapira;
-Um mandado de busca e um de prisão em Piracicaba;
-Um mandado de prisão e dois de buscas em Birigui;
-Um mandado de prisão e dois de buscas em São José do Rio Preto.
-Um de busca em Cotia;
-Um mandado de busca e um de prisão em Itaquaquecetuba;
-Um mandado de busca e um de prisão em Ferraz de Vasconcelos;
-Três mandados de prisão e nove de buscas em Guarulhos;
-Três mandados de buscas e um de prisão em Barueri.
-11 mandados de prisão e 19 mandados de busca.