Plugin dedura localização dos seus amigos do Facebook em mapa

Uma extensão para Google Chrome está causando polêmica ao mostrar a localização exata de contatos do Facebook em um mapa interativo. A Marauders Map utiliza dados cedidos pelos próprios internautas à rede social para criar um painel com posições atuais e passadas dos membros do Facebook.

O nome, Marauders Map, é em uma homenagem ao Mapa do Maroto, usado por Harry Potter nos livros da série para ver a movimentação exata de todas as pessoas no castelo de Hogwarts. E é exatamente o que acontece com a extensão: você vê onde cada amigo que tem a localização ativa está.

O mapa foi desenvolvido por Aran Khanna, estudante desenvolvedor de Cambridge, nos Estados Unidos, e funciona de maneira relativamente fácil: identifica a latitude e longitude que são atreladas a mensagens enviadas pelo Messenger. Ou seja, utiliza apenas informações disponíveis na rede social.

Como usar

mapa

Para acessar o mapa, você nem precisa jurar solenemente que não fará nada de bom. Basta instalar a extensão no Google Chrome, reiniciar o navegador e depois abrir seu Facebook. O mapa aparecerá no canto esquerdo da página de mensagens do Facebook (facebook.com/messages).

Para carregar as localizações de um amigo específico, é preciso abrir a conversa com ele. Ao atualizar a página, entretanto, os endereços desaparecerão. A extensão tem como objetivo chamar atenção para a quantidade de informações que o Facebook coleta sobre seus usuários.

Devido a grande procura pelo serviço, o plugin está fora do ar para alguns usuários. Mas ainda é possível ver o mapa de localizações. Para isso, basta baixá-lo direto no Github através do TechTudo Downloads.

Por Thiago Barros – Tech Tudo