Pix vai ter nova modalidade; entenda como pode ser

O boom do Pix no setor financeiro ainda está por vir, apesar do enorme sucesso do recurso lançado em novembro de 2020, e que no início deste ano somava quase 20 vezes mais transações que o tradicional TED. Segundo dados do Banco Central, há uma nova modalidade de pagamento sendo testada pelo Banco Central: o Pix Garantido.

Ele está sendo desenvolvido com o objetivo de parcelar transações sem precisar ter dinheiro em conta (algo parecido com o cartão de crédito, principal fonte de receita das maquininhas e uma das formas mais eficazes para construir relacionamento entre os bancos e seus correntistas). O Banco Central, de forma visionária, quer atualizar recursos do Pix para a nova realidade brasileira.

Segundo dados da Abecs, associação que representa as empresas do setor, no primeiro trimestre deste ano foram R$ 478,5 bilhões em compras feitas no crédito no Brasil, mais que o dobro do cartão de débito, que somou R$ 235,4 bilhões. Com esses dados é possível perceber que o cartão de crédito é a forma de pagamento eletrônico mais usado pelos brasileiros.

O Pix Garantido ainda não tem previsão para ser lançado pelo Banco Central, mas a premissa é permitir que um consumidor sem saldo na conta possa agendar um pagamento para uma determinada data. Se a data chegar e ele continuar sem saldo, o banco garante o pagamento e o consumidor passa a dever para o banco. Na prática, é um produto de crédito e, assim como o cartão de crédito, também vai viabilizar o parcelamento.

Do Bolavip