Pista expressa da Marginal Pinheiros será interditada por 60 dias

A pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco, está parcialmente interditada em dois trechos desde as 7h desta terça-feira (25), para obras da Linha 17 Ouro do Metrô, o Monotrilho, com duração prevista de 60 dias. O primeiro bloqueio será feito após a Rua Engenheiro Mesquita Sampaio e o segundo, após a Ponte do Morumbi, na Chácara Santo Antônio, na zona sul da Capital.

Veja os pontos de interdição, de acordo com a prefeitura:

– Trecho 1 – Período Integral: Pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco, faixa da esquerda, trecho de 240 metros a partir da Rua Engenheiro Mesquita Sampaio;

– Trecho 2 – de segunda a sábado, das 7h às 18h: Pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco, faixa da esquerda, trecho de 150 metros a partir da Ponte do Morumbi (Caio Pompeu de Toledo).

O trânsito será canalizado para as faixas da direita, no dois trechos.

Promessa antiga (e demorada)

Desde 2014 os paulistanos poderiam estar circulando pela cidade por meio da Linha 17-Ouro, que deveria ligar o Aeroporto de Congonhas ao Morumbi, passando por outras linhas do Metrô e da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Por má gestão e por inúmeros recursos na Justiça, as obras seguem caminhando a passos lentos.

O primeiro trecho da linha 17-Ouro do monotrilho deveria ter 17,7 quilômetros. Agora, cerca de 10 km menor, a previsão é de o sistema transportar 171.150 pessoas por dia. De acordo com o “Diário do Transporte”, portal especializado em transporte público da Capital, a demanda prevista para ser atendida é a de uma faixa comum para ônibus, mas o custo é bem semelhante a de um metrô de alta capacidade.

Quando estiver pronta, a Linha 17-Ouro ligará o Aeroporto de Congonhas com a malha de transporte sobre trilhos de São Paulo. Com oito estações, a linha terá integrações com a Linha 9-Esmeralda da CPTM na estação São Paulo-Morumbi e com a Linha 5-Lilás do Metrô na estação Campo Belo. Quando estiver pronta.

Da Gazeta de SP