Piscina de condomínio em Cotia tem foco de dengue, segundo vizinho. Prefeitura nega

A obra abandonada de uma casa no na Rua Ciclames, no residencial Parque das Rosas, na Estrada da Roselândia, tem deixado vizinhos preocupados.

O motivo é que uma piscina, que está cheia de água escura, com muitos mosquitos e ainda tem mato alto com aranhas e outros insetos.

Um morador entrou em contato com o Jornal Cotia Agora no dia 13 de dezembro relatando o problema. Enviamos a reclamação para a Vigilância Epidemiológica de Cotia no mesmo dia e até o último final de semana não tivemos resposta.

O morador disse que já reclamou com o condomínio (tentamos contato, sem sucesso), mas o dono da casa não foi localizado.

“É obrigação da prefeitura fiscalizar isso. Já protocolei a reclamação e até hoje não tive uma resposta. No início desta semana um fiscal foi lá, mas disse que está tudo bem e virou as costas. Agora nós moradores entramos com ação no Ministério Público contra o proprietário. É um jogo de empurra para todos os lados”, comentou o morador.

O Jornal Cotia Agora fez contato via assessoria de imprensa da Prefeitura de Cotia nos dias 13 e 28 de dezembro.

A resposta veio no dia 3 de janeiro:

Em relação ao assunto, a Vigilância Ambiental de Cotia informa:

A equipe da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, esteve no local  no dia 20/12/2017 e constatou- se a seguinte situação:
. Local com muito material em decomposição, eutrofizado e sem organismos vivos presentes. Portanto, sem risco à saúde pública, pois não continha larvas de mosquito nessa água eutrofizada.
. A inspeção foi acompanhada de um funcionário do condomínio que informou que essa água parada vem causando danos a dois imóveis vizinhos. Foi informado que as perdas ocasionadas nos imóveis devem ser levadas ao síndico local ou à construtora.
. Deixamos claro ao responsável que nos acompanhou que esta Divisão encontra-se à disposição para futuras inspeções.
Salientamos que, no momento da inspeção não havia risco para a saúde pública em relação ao mosquito Aedes aegypti no local vistoriado

piscina2