Pesquisa mostra que Cotia é 31ª cidade do país para fazer negócio. Barueri lidera

Região emplacou cinco municípios no ranking dos 100 que oferecem melhores condições de infraestrutura para empreendimentos: Barueri, Santana de Parnaíba, Cotia, Osasco e Itapevi

Barueri é a melhor cidade do Brasil para se fazer negócios. É o que mostra pesquisa da consultoria Urban Systems, encomendada e publicada pela Revista Exame. A região Oeste emplacou ainda outras quatro representantes na lista dos 100 municípios brasileiros com melhores condições de infraestrutura para atrair empreendimentos. Santana de Parnaíba aparece na 11º colocação. Cotia também integra a lista, no 31º lugar. Osasco e Itapevi fecham a presença regional entre as 100 primeiras colocadas, ocupando a 72ª e 91ª posições.

De acordo com o levantamento, a lista foi elaborada com base em 28 indicadores, divididos em quatro eixos principais: infraestrutura, capital humano, desenvolvimento social e dinamismo econômico.

No caso de Barueri, o topo do ranking foi garantido pela boa localização, já que a cidade é cortada pela rodovia Castelo Branco e pelo trecho Oeste do Rodoanel, e ainda por oferecer mão de obra qualificada, o que ajuda a atrair empresas. Ainda em termos de localização, fica a menos de 30 quilômetros de São Paulo e 100 quilômetros de principais aeroportos , constituindo um dos maiores polos logísticos do País. A reportagem cita ainda um estudo da empresa de pesquisa imobiliárias Buildings mostrando que o município é o segundo, do Brasil, em número de galpões e centros de distribuição, perdendo apenas para Campinas.

Um dos exemplos citados, na revista, para avaliar o potencia atrativo de Barueri é o da empresa mineira Janef, que atua na entrega de encomendas e decidiu triplicar o tamanho de seu centro de distribuição na cidade. Agora, a unidade, inaugurada em 2009, recebe mercadorias, vindas de todas as partes do Brasil, para redistribuição na região Metropolitana de São Paulo. Em setembro de 2014, a montadora Caoa também transferiu para o município seu centro de distribuição de peças, que funcionava em Analândia, em Goiás. E, até o final deste ano, quem chega a Barueri é a Bradesco Seguros, hoje instalada na avenida Paulista, na Capital. Ainda de acordo om o levantamento, nos últimos 5 anos o total de empresas cadastradas em Barueri cresceu 90%, chegando a 23.700.

Outro fator citado pela revista para dar a liderança a Barueri é o bairro de Alphaville, caracterizado por seus condomínios residenciais e ainda por sediar empresas e escritórios de serviços. O bairro foi criado há 40 anos, pela Alphaville Urbanismo, com a meta de atrair empresas. A primeira a chegar foi a fabricante de computadores HP. Com a demanda por moradia por parte dos executivos dessas empresas, surgiram os primeiros residenciais de alto-padrão. Hoje, o bairro reúne mais de 70 mil moradores e conta com escolas, shoppings centers, edifícios comerciais, empresariais e de serviços. O levantamento completo envolveu 648 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes e que respondem por 80% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

Do Webdiario