Pelo segundo ano consecutivo Cotia não vacina cães e gatos, por falta de repasse de doses pelo Estado

O mês de agosto, conhecido popularmente como o “mês do cachorro louco” terminou e, pelo segundo ano consecutivo não houve campanha de vacinação antirrábica.

O motivo alegado pelo Governo do Estado em não repassar as doses é a pandemia, o que já ocorreu também em 2020. Muitos leitores do Jornal Cotia Agora tem questionado sobre a vacinação contra a raiva animal.

Na falta da vacina gratuita fornecida pela Prefeitura, donos de animais tem recorrido às clínicas particulares, pagando valores entre R$ 50,00 e até R$ 250,00, preços praticados por diversos veterinários da cidade. A ausência da campanha causou uma queda no número de animais vacinados.

Mas, quem tem animal, principalmente cães e gatos e não dispõe de condições financeiras para aplicar no particular, fica preocupado em de repente ver seu bichinho exposto ao vírus da raiva, que pode ser transmitido por morcegos contaminados.

A falta de vacinação também é perigoso para os humanos, já que em caso de mordidas, tem que haver socorro imediato, por conta da raiva animal ser mortal também para o homem.

O estado de São Paulo não registra casos humanos de raiva pela variante canina desde 1997, e desde 1998 não há casos pela variante felina. No entanto, ainda há casos esporádicos em cães e gatos, além de um número maior de registros em morcegos, cavalos e vacas.

Questionamos a Prefeitura de Cotia sobre o assunto e enviaram a seguinte nota: “Informamos que a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo suspendeu a Campanha Estadual de Vacinação contra a raiva animal neste ano por conta da pandemia. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de zoonoses, aguarda nova deliberação estadual sobre a campanha para comunicar a população”.

Também questionamos o Governo do Estado por e-mail, mas não obtivemos resposta.