Pedro Almeida e o Meio Ambiente e Reciclagem

Somos a voz de nós mesmos quando agimos por nós e pela comunidade em que vivemos.

Trago hoje até vocês, cotianas e cotianos, um tema que é discutido em todas as nações e, obviamente, entre nós: meio Ambiente e Reciclagem.

Nos últimos anos vimos surgir uma rede de unidades de reciclagem de material descartável, que muita gente ainda considera lixo…, mas não é. E, na maioria dos casos, são microempresas comunitárias e cooperativas de catadores, que geram renda familiar, movimentam a economia local e que, do material que muita gente joga no lixo (por falta de informação), essas unidades transformam em luxo, por ser material reutilizável na construção de outros objetos.

Na nossa cidade, Cotia, temos alguns exemplos bem sucedidos de cooperativas de reciclagem, como o caso da unidade do bairro Jardim Nova Cotia, onde a comunidade mobilizou-se, de tijolo em tijolo, com fé e coragem, para ter hoje uma cooperativa que virou exemplo e referência na Grande São Paulo.

Atento à esta situação, e como membro da OAB-Cotia e vice-presidente da Comissão Municipal de Meio Ambiente, venho estudando com profundidade novas políticas públicas para o setor.

Sabemos que não basta abrir uma unidade de reciclagem de material reutilizável, é preciso mais – e, este mais, é um conjunto de medidas municipais (no Legislativo e no Executivo) de apoio a essas cooperativas, além de uma interação com a rede local de ensino, instituições religiosas e recreativas.

Preservar mananciais, os olhos d´água que nos são a fonte da vida, as matas ciliares, evitar construções nessas áreas, e fazer retornar ao mercado materiais descartados, são ações hoje prioritárias para o serviço público em nome das novas gerações. E, tudo isto, embasado num plano urbano e paisagístico que ofereça melhores condições de vida você, cotiana, a você cotiano.

Ou seja: meio ambiente e reciclagem não são apenas um tema social e político, têm de ser ações de todos nós!
Um abraço fraterno de solidariedade e paz.

*Pedro Almeida – OAB/SP 324.638, é advogado Constitucionalista, cível e trabalhista em Cotia e escreve mensalmente no Cotia Agora. Curta a página no Facebook.