Parque estaduais voltam a abrir em horário normal. Jequitibá, em Cotia, em 15 dias

Os parques estaduais de São Paulo voltam ao horário de funcionamento normal para os dias úteis a partir desta quarta-feira (26) de forma gradual.

A medida do governo estadual começa com cinco parques da capital: Villa-Lobos (das 5h30 às 19 horas), Cândido Portinari (das 5h30 às 19 horas) e da Água Branca (das 6 às 20 horas), na zona oeste, Horto Florestal (das 5h30 às 18 horas), na zona norte, e o núcleo Engenheiro Goulart do Parque Ecológico do Tietê (das 8 às 17 horas).

A partir do dia 31 de agosto, o funcionamento também será ampliado no Parque da Juventude (das 6 às 19 horas), na zona norte, no Guarapiranga (das 8 às 17 horas), na zona sul, no Belém (6 às 18 horas) e nos núcleos Jacuí, Biacica e Jardim Helena do Parque Ecológico do Tietê (das 8 às 17 horas), na zona leste.

Por fim, em 8 de setembro, haverá a retomada dos horários normais nos parques Jequitibá (das 8 às 17 horas), em Cotia; Gabriel Chucre (das 6 às 18 horas), em Carapicuíba; Chácara da Baronesa (das 8 às 17 horas), em Santo André e Embu-Guaçu (8 às 17 horas).

Segundo o governo estadual, os parques da Juventude, Villa-Lobos, Horto Florestal e da Água Branca receberão 12 cabines higienizadoras, doadas pela iniciativa privada. Esse tipo de equipamento não tem, contudo, efetividade comprovada, o que já foi abordado em nota técnica da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mesmo com a ampliação do funcionamento, protocolos de segurança continuam exigidos, tais como o uso de máscara e o distanciamento social. O acesso a espaços fechados dos parques, como bibliotecas, salas de atividades e orquidário segue restrito, mas as quadras tênis estão liberadas.

Da Isto É