Parque Cemucam vai virar acampamento de membros do movimento sem terra por quatro dias

O PT fez pedido à Prefeitura de São Paulo, que liberou o espaço

Uma polêmica enorme surge na cidade e causa temor nos frequentadores do Parque Cemucam, em Cotia.

Cerca de 300 pessoas ligadas ao movimento sem terra e demais  do gênero ficarão acampadas no Parque Cemucam de hoje, quinta-feira, até domingo.

O motivo é uma feira de produtos sobre a reforma agrária que acontece no Parque da Água Branca, na Capital. A pedido de um vereador do PT, o Cemucam virará acampamento, lembrando que o parque não tem estrutura para este tipo de acontecimento e já há antecedentes negativos de acampamentos similares.

O aviso de que o Cemucam vai virar acampamento por quatro dias foi feito de última hora e tanto o Conselho Gestor do parque, como frequentadores do local tentaram interceder junto às autoridades para que isso não acontecesse.

Porém, a força política do movimento levou vantagem e o maior parque de Cotia poderá sofrer muito com esta ação, pois não tem banheiros suficientes e demais infraestrutura, como seguranças para manter a ordem.

Vale lembrar que o regulamento do Cemucam e de todos os parques administrados pela Prefeitura de São Paulo proíbe pessoas pernoitarem no local e o horário de funcionamento é das 6 às 18h. Ou seja, a prefeitura está infringindo sua própria lei.

Acampamento anterior quase destruiu parque

Não é a primeira vez que o Cemucam será palco de encontros deste tipo. Há alguns anos ele recebeu centenas de pessoas por causa do evento “Encontro das Vítimas das Barragens” e o “Encontro dos Jovens Revolucionários”.

O Cemucam ficou parcialmente destruído, com muito lixo, depredação e foi preciso uma força tarefa para deixar o parque em condições de uso de seus frequentadores habituais.

Por Sam Ávila