Palmeiras é campeão paulista e meninos de Cotia brilham no “Verdinho”

Futebol palmeirense pelo jeito vai ficar somente neste título em 2015. Mas, garotos fizeram bonito e dois atletas do Cotia FC foram parte desta conquista.

Vitor (1º) e Felipe (3º)
Vitor (1º) e Felipe (3º)

O time sub-11 do Palmeiras se sagrou campeão paulista de 2015 ao empatar com o Santos, na Vila Belmiro em 0 a 0, após vencer a primeira partida por 1 a 0.

Dois meninos revelados pelo Cotia FC fazem parte do elenco, Felipe Costa e Vítor Musqueira. Aliás, Felipe foi um dos artilheiros do Palmeiras no campeonato com oito gols e jogou a final em Santos.

Esses meninos foram revelados no Cotia FC pelo ótimo trabalho do técnico Rodrigo Jordão, sempre jogando uma categoria acima, ou seja, com 9 anos eles já jogavam no time de 10 anos. No Cotia disputaram campeonatos pela APF – Associação Paulista de Futebol, e Felipe foi capitão da equipe por muitos jogos.

Os times de base do Cotia que foram comandados pelo Rodrigo Jordão tiveram jogadores que foram contratados por times como Palmeiras, Corinthians, Portuguesa, Ituano, Ponte Preta, entre outros.

Vitor em ação pelo Palmeiras
Vitor em ação pelo Palmeiras

O jogo da final

Precisando da vitória para ser campeão, o Santos iniciou a partida pressionando os visitantes e teve sua primeira boa chance aos cinco minutos. Ângelo roubou a bola de Pedro Henrique e partiu em velocidade para o ataque. Sem ângulo, o atacante tocou para traz e Victor Danilo bateu por cima do travessão. Depois de dominar os primeiros dez minutos, o Santos abriu mais espaço e o Palmeiras equilibrou o confronto.

A primeira chance de perigo do Alviverde surgiu aos 14 minutos. Depois de uma falta batida pelo rival, Luiz Guilherme saiu em arrancada no contra-ataque e driblou dois santistas. De frente para o arqueiro, tentou colocar por cobertura, mas João Vitor espalmou para o lado. Lucas Alvim bateu no rebote, mas bem marcado acabou finalizando para fora. Dois minutos depois, Felipe também levou perigo ao gol santista com um chute cruzado da direita.

Felipe, como capitão do Verdinho
Felipe, como capitão do Verdinho

No final do primeiro tempo, o técnico Alex já promoveu a entrada de Kaique Rosário no lugar do Victor Danilo e o Santos voltou a ser melhor em campo, mas sem levar grandes perigos ao gol defendido por Murilo.

Depois do intervalo, o Palmeiras voltou mais equilibrado e assustou João Vitor logo aos cinco minutos, com um belo chute de Giovani, que passou à direita da meta alvinegra. O duelo estava parelho: enquanto o Santos buscava o jogo para conquistar o gol do título, os palmeirense saiam em velocidade nos contra-ataques.

Entre os oito e 13 minutos, o técnico Alex promoveu mais três mudanças no clube praiano, enquanto Alemão mexeu apenas uma vez para os paulistanos. Aos 18 minutos os visitantes levaram perigo mais uma vez. Felipe chutou de área e o goleiro espalmou para o lado. No rebote, Giovani saiu do arqueiro, mas sem ângulo bateu para fora. Logo em seguida, Marcos Eduardo recebeu em velocidade e partiu para o gol, contudo João Vitor saiu bem e ficou com a bola.

O Santos ainda mudou mais uma vez no último minuto, mas não havia tempo para mais nada. Os garotos palmeirenses só esperaram o apito final do árbitro e correram para a torcida. Depois do vice em 2014 para o Corinthians na mesma categoria, a equipe da Barra Funda soltou o grito de ‘é campeão’.

Ficha técnica
Santos 0 x 0 Palmeiras
Local: Vila Belmiro, em Santos
Data: 15 de novembro, 9h
Árbitro: Thiago de Jesus Braga Quirino dos Santos;
Assistentes: Marcelo Rodrigo da Silvae João Petrucio Marimônio de Jesus dos Santos;
Quarto árbitro: Pietro Dimitrof Stefanelli

Santos: João Vitor; Hyan, Kaiky, Vinícius e Pedro Mota (Renan); João Araújo, Lucas Storto (Diego), Victor Danilo (Kaique Rosário) e Emanoel (Rafael); Ângelo (Hugo) e Gustavo Alves.
Técnico: Alex Santos.

Palmeiras: Murilo; Robert (Marcos Eduardo), Pedro Henrique, Bruno e Matheus Maycon; Diogo, Vitor Nallese Luiz Guilherme; Felipe Costa, Giovani e Lucas Alvim.
Técnico: Alemão.

Felipe (3º) pelo Cotia FC na Copa SP
Felipe (4º) pelo Cotia FC
Felipe (3º) pela Copa SP
Felipe (3º) pela Copa SP
Felipe (4º) e Vitor (6º) ainda com 9 anos no Cotia FC
Felipe (4º) e Vitor (6º) ainda com 9 anos no Cotia FC
2013, ouvindo a preleção do técnico Rodrigo Jordão
2013, ouvindo a preleção do técnico Rodrigo Jordão