Pacientes de Caucaia ficam sem transporte para fazer hemodiálise pela segunda vez na semana

O tratamento não é realizado em Cotia e pacientes sofrem com viagens e a falta de veículos para o transporte

Pela segunda vez em uma semana, pacientes de Caucaia do Alto que precisam fazer hemodiálise ficaram sem transporte para a realização dos procedimentos na AME – Ambulatório Médico de Especialidades em Taboão da Serra.

O fato ocorreu nesta terça-feira (9) e o problema já havia acontecido no dia 4 de janeiro, conforme publicou o portal de notícias Cotia & Cia.

Em Cotia não há exames de hemodiálise na rede pública e os enfermos necessitam ir para outras cidades, como no caso de Taboão, há mais de 30 quilômetros do Distrito.

O motivo pelo qual aconteceu a falta de transporte é a frota sucateada. O veículo que normalmente leva os pacientes quebrou no dia 4 e ainda está na oficina, segundo nota da Prefeitura de Cotia.

Na semana passada o Cotia & Cia buscou informações com a Prefeitura, e segundo a assessoria de imprensa, o carro utilizado para o transporte de pacientes da região de Caucaia apresentou problemas.

Nesta terça-feira (9) a reportagem do Jornal Cotia Agora entrou em contato com a Secretaria da Saúde, que justificou:
A Secretaria de Saúde informa que o carro utilizado para o transporte de pacientes da região de Caucaia do Alto apresentou problemas novamente, nesta semana, e segue na oficina. A Secretaria de Saúde reitera que aguarda a chegada de novos veículos, viabilizados por emendas parlamentares, para reforçar a frota e minimizar transtornos na vida destes pacientes.
O veículo é utilizado para levar os pacientes para hemodiálise, mas seu uso não é exclusivo para este fim, por isso o desgaste e os problemas mecânicos são potencializados.A situação deve estar resolvida ao longo da semana.

Vale ressaltar que Cotia tem apenas quatro veículos para realização desse transporte, um por região.

“O respeito é zero, a prefeitura liga e diz que não vai ter transporte” relata um familiar de paciente que precisa fazer hemodiálise.

O que é a hemodiálise
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia a Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

Por Rudney Oliveira (Cotia & Cia) e Sam Ávila (Jornal Cotia Agora)