Orkut: ainda dá para baixar fotos, scraps e depoimentos

Site foi fechado em 2014 pelo Google, mas páginas de ajuda permitem que o usuário baixe fotos, scraps e depoimentos, e também que acesse o arquivo de comunidades, entre outros.

O Orkut saiu do ar em setembro de 2014. Da popular rede social só sobraram as comunidades, agora em forma de mural. Em uma página especial é possível apenas ver o conteúdo das comunidades.

A boa notícia para chegou atrasado é que ainda é possível baixar fotos, scraps e depoimentos do serviço. O backup está disponível até setembro de 2016. Além disso, é possível excluir postagens ou fazer denúncias sobre conteúdos abusivos ou que violem direitos autorais ou outros aspectos legais nas comunidades arquivadas.

A seguir a forma mais fácil de baixar seus arquivos do Orkut. O jeito mais rápido de baixar é usar o serviço Google Takeout, do próprio Google:

– Acesse o site do Google Takeout e faça login com sua conta do Google;

– Desmarque todos os serviços do Google e marque apenas a caixa do Orkut;

– Clique no botão “Próxima” no final da página para que o Google comece o processo;

– Na tela seguinte, o Google pergunta qual é tipo de arquivo e pede que você especifique se deseja fazer o download dele ou salvá-lo no Google Drive. O mais indicado é escolher o .ZIP e a opção do Download.

– Clique em criar. Logo em seguida o Google vai começar a compactar o seu arquivo e, assim que o processo for finalizado, um botão para fazer o download ficará visível do lado esquerdo. O arquivo ZIP também será enviado para o seu e-mail.

Na página de Ajuda do Orkut, acessível pelo Google Takeout por meio do ícone de uma pasta preta, o usuário encontra formas de excluir postagens em comunidades e de fazer as denúncias mencionadas acima. Além do passo a passo para esse mesmo backup.

Do iG