Operação policial retira camelôs da Praça Joaquim Nunes

No final da manhã desta terça-feira (21) uma operação policial, com a supervisão do promotor de Justiça de Cotia, Ricardo Navarro, iniciou a retirada dos camelôs da Praça Joaquim Nunes, no centro da cidade.

Várias viaturas com mais de 40 policiais, contando com o apoio da Guarda Civil de Cotia e funcionários da prefeitura estiveram na ação de limpeza da praça.

A operação pegou os comerciantes de surpresa, que reclamaram da falta de aviso por parte das autoridades. Do lado da Justiça, o promotor Ricardo Navarro, que disse estar cumprindo determinação judicial e que a praça é um espaço público que não pode ser usado pelo comércio.

As 88 barracas começaram a ser desmontadas e apreendidas, assim como os produtos. A mercadoria com nota fiscal será devolvida e a sem nota ficará retida e à disposição da Justiça. As barracas foram levadas à prefeitura para posterior devolução aos donos. As barracas de alimentação serão retiradas nesta quarta-feira (22).

A prefeitura prometeu dar um novo espaço aos ambulantes de Cotia, de acordo com o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta feito com o Ministério Público. A promessa é de que um novo cadastro será feito, dando preferência aos comerciantes de Cotia (alguns dos que ocupavam a área não são da cidade).

camel1

Pirataria combatida

O Cotia Agora publicou recentemente a ação da polícia em cima dos comerciantes de CDs e DVDs piratas e cigarros contrabandeados. O cerco foi fechado e as mercadorias apreendidas e, quem vendia estes tipos de produtos acabou deixando a praça.

Novo camelódromo?

A prefeitura não confirma e não se manifesta oficialmente, mas o boato que circula pela cidade é de que os camelôs migrarão para uma área ao lado do recinto de eventos, onde há décadas seria um terminal de ônibus e que vinha sendo ocupado pelos cursos do Senai.

Projeto esquecido

No governo do prefeito Quinzinho Pedroso foi feito um projeto de um camelódromo no terreno que fica na esquina da Rua Guido Fecchio com Antônio Mathias de Camargo e Nossa Senhora de Fátima. Ficou apenas na promessa, já que o terreno é do Governo do Estado e deve abrigar uma nova base da Polícia Militar. A prefeitura chegou a acenar com a proposta de permuta de uma área na Granja Carolina, que seria a nova base da PM, mas o ‘troca-troca’ não aconteceu.

Projeto do Governo Federal na Praça Joaquim Nunes

Um dos motivos para a retirada dos camelôs da praça é a vinda do projeto do Governo Federal, “Crack, é Preciso Vencer”. (LEIA SOBRE)

No projeto original do Governo, o local contemplado para receber o ônibus da Guarda Civil, que vai monitorar mais de 20 câmeras de vigilância na região central, é a Joaquim Nunes.

O projeto trouxe para a cidade o ônibus, duas motos e uma viatura VW Voyage. Caso a prefeitura não cumprisse o prazo de retirada dos camelôs da praça, corria o risco de perder o projeto para outra cidade.

camel2 camel3 camel4 camel5 camel6 camel7 camel8 camel9 camel10 camel11 camel12