Operação da Polícia Federal é cumprida em Cotia por desvio de produtos químicos

A Polícia Federal deflagrou na manhã da sexta-feira (10) uma operação para desarticular uma organização criminosa
especializada em desviar produtos químicos para o tráfico de drogas. Policiais cumpriram, ao todo, 47 mandados judiciais em São Paulo e no Rio de Janeiro, inclusive em Cotia.

Dez pessoas foram presas na operação. Foram apreendidas mais de 5 toneladas de produtos químicos (aproximadamente 5 toneladas de lidocaína e cerca de 100g de outros produtos químicos ainda não definidos) além de uma pequena quantidade de droga, R$ 184,6 mil e U$ 800 em dinheiro.

Uma investigação conduzida pela corporação apontou que um grupo utilizava empresas de fachada para comprar produtos químicos controlados e depois revendê-los a traficantes que produzem cocaína.
“Criavam nomes, e-mails e documentos falsos para comprar de empresas regulares”, explica o delegado Valdemar Latance Neto. Os criminosos negociavam com seis fornecedores, que também estão na mira das autoridades. “As empresas que vendiam estão sendo investigadas para saber se efetivamente elas participavam desse esquema”, completou ele.

Desde o início dos trabalhos de campo, no último mês de março, os policiais já apreenderam 925 quilos de teofilina, 404 quilos de cafeína, 320 litros de acetona e 270 quilos da droga já confeccionada.

Dos 47 mandados que a PF planejava cumprir nesta sexta, 11 são de prisão temporária, sete de condução coercitiva e 29 de busca e apreensão. Destes, apenas dois, de prisão, não foram cumpridos. Os suspeitos não foram localizados nos endereços indicados e estão foragidos – um deles é de Praia Grande, litoral paulista.
Além dos nove detidos que já tinham a prisão decretada pela Justiça, um homem foi preso em flagrante, durante os trabalhos de busca e apreensão, em posse de produtos químicos de uso restrito.

Policiais cumpriram os mandados na capital paulista e em diversas cidades do estado de São Paulo, como Assis, Cotia, Diadema, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba e São Bernardo do Campo. Um dos braços da operação também foi conduzido no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.