Ônibus da Capital terão suporte para transportar bikes

A São Paulo Transporte (SPTrans) apresentou nesta sexta-feira (17) o primeiro ônibus da capital paulista com suporte para levar bicicleta.

Até o fim do ano, 908 outros coletivos serão adaptados para transportar as bikes, quantidade que abrange todos os veículos do modelo superarticulado, com capacidade para transportar até 171 passageiros.

bicicletas_1466200083Os ciclistas paulistanos poderão utilizar a novidade apenas em horários específicos. Nos dias úteis, das 10h01 às 15h50 e das 19h01 às 5h59, e, aos finais de semana a partir das 14h do sábado até as 5h59 da segunda-feira. Nos feriados, o embarque das bicicletas será autorizado das 19h01 do dia anterior até as 5h59 do dia posterior.

O equipamento será instalado no interior do ônibus, na parte traseira, perto da última porta de desembarque. O ciclista terá, portanto, que entrar pelos fundos do coletivo e fixar sua bicicleta no suporte para então pagar sua tarifa, que terá o mesmo custo da passagem normal. O deslocamento da bike no veículo é de responsabilidade do usuário.

Os ônibus terão capacidade para levar apenas uma bicicleta por vez. Um adesivo colado na frente do veículo vai indicar se o coletivo está equipado com o suporte para bike.

Do G1