Onda de furtos assusta e revolta comerciantes do Portão

Os comerciantes e prestadores de serviços do bairro do Portão tem motivos de sobra para estarem assustados e ao mesmo tempo revoltados.

Uma onda de furtos, ocorridos nas madrugadas, tem dado muito prejuízo em estabelecimentos da Rua Jorge Caixe. Em uma semana foram três estabelecimentos diferentes furtados.

Os bandidos entram de madrugada, arrombam portas e janelas e levam de tudo. Em uma gráfica, nesta semana foi a terceira vez que ladrões entraram e subtraíram produtos e eletrônicos. Nem o sistema de segurança inibiu os criminosos.

Ao lado da gráfica, uma escola de inglês também foi vítima por duas vezes nas últimas semanas. O prejuízo é grande, já que os bandidos levaram computadores e televisões de Led.

Em frente funciona uma contabilidade e uma companhia de seguros, que também foram alvo da ação dos marginais. Um lava rápido na mesma rua já sofreu com assaltos em plena luz do dia, onde bandidos, além de levarem dinheiro, também roubaram um carro, como publicado pelo Jornal Cotia Agora em 2016.

Próximo dali, na Rua Bandeirantes, uma agência de carros também já foi roubada. Algumas dessas ações foram gravadas pelas câmeras de monitoramento, o que, na teoria, ajudaria a polícia a identificar os criminosos. As reclamações são muitas, e chegaram informações de que em ruas próximas também está acontecendo este tipo de crime. Em uma doceria, os bandidos já entraram de madrugada e também durante o dia, deixando apavorados clientes e funcionários, e isso em um bairro que concentra a Prefeitura, Fórum e diversos órgãos públicos. No caso da doceria, fica em frente à um órgão da Guarda Municipal.

Nasci em Cotia e tenho quase 40 anos, e nunca vi essa cidade mais abandonada do que está hoje. Sinto muito, decepção total, e detesto quando isso ocorre. Fui assaltada duas vezes em menos de 20 dias, meus vizinhos de todos os lados também foram“, desabafou uma empresária da região.

As vítimas cobram mais patrulhamento da Polícia Militar e Guarda Civil.

Os comerciantes se reuniram na terça-feira (24), com o apoio da vereadora Ângela Maluf, com o delegado titular de Cotia, Ivair Martinho Graça, onde foi feito um boletim de ocorrência e a promessa de que a Polícia Civil vai investigar o caso.

Nesta quinta-feira (26) eles foram até o gabinete do secretário de Governo, Fernando Jão, pedir apoio da administração e providências em relação à criminalidade na cidade.

Fizemos contato com a Guarda Civil de Cotia, que disse fazer patrulhamento constante pela região e intensificará essa fiscalização. Já a PM, enviamos a reclamação para a Secretaria Estadual de Segurança, que não respondeu nosso e-mail.

*Os nomes dos estabelecimentos e seus proprietários foram omitidos por questão de segurança.