Obras do Hospital Regional de Barueri começam dia 1º de outubro

As obras do Hospital Regional de Barueri começam no próximo dia 1º de outubro. Data foi anunciada pelo prefeito Rubens Furlan durante convenção do PSDB em Barueri. A unidade será construída no Jardim Paulista e é uma parceria com a prefeitura. As despesas mensais geradas pelo hospital chegam a R$ 9 milhões e serão pagas pelo estado. A perspectiva é de que o hospital fique pronto em dois anos.

Atualmente, a rede estadual de saúde conta com o Hospital Regional de Osasco, além dos hospitais gerais de Cotia, Itapevi e Carapicuíba. A diferença entre eles é que os regionais são referência em alta complexidade, incluindo, por exemplo, atendimentos em neurologia.

O anúncio da construção da unidade em Barueri foi feito em agosto de 2019 pelo governador João Doria e o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. A unidade será referência em assistência de alta complexidade para mais de 1,8 milhão de habitantes dos sete municípios da Rota dos Bandeirantes: Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

O carro-chefe será a assistência na área de oncologia, com tratamento, cirurgias e sessões de quimio e radioterapia. A capacidade estimada de atendimento nesta área é de 2,6 mil novos casos de câncer – incluindo mama, ginecologia e urologia, entre outros – e realização de 2 mil cirurgias oncológicas anualmente.

O hospital também será referência em cardiologia, com serviço de hemodinâmica para realização de procedimentos complexos nesta área.

No total, serão 320 leitos, sendo 50 de UTI, além de oito salas cirúrgicas de grande porte. A área de pacientes oncológicos também contará com 20 cadeiras para tratamento de quimioterapia. Haverá, ainda, um ambulatório robusto, com estrutura para diagnóstico e acompanhamento especializado.

O hospital ofertará internações e cirurgias e estima-se que tenha capacidade para realizar, em média, 1,1 mil internações mensais, sendo 580 cirurgias. O parque tecnológico será equipado com aparelhos modernos como acelerador linear, hemodinâmica, tomógrafo, ressonância magnética, mamógrafo e radiologia digital, entre outros.

A área total será de 35 mil m² e o atendimento ocorrerá de forma referenciada, ou seja, a partir do encaminhamento de casos por serviços de saúde e por meio da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde).

Do Webdiario