O que é Black Friday e quando ela acontece no Brasil?

Data surgiu nos Estados Unidos e hoje faz sucesso no Brasil; origem da festa, no entanto, não tem relação com consumo.

No dia 27 de novembro deste ano, ocorre a chamada Black Friday, dia em que o comércio dos Estados Unidos faz um evento de liquidação e promoções para diferentes tipos de produtos. Mas como surgiu a data que tenta criar no Brasil uma febre de consumo para rivalizar com o Natal?

O evento é uma tentativa do varejo brasileiro de instituir uma ocasião para impulsionar as vendas, de maneira similar ao que ocorre na sexta-feira após o feriado do Dia de Ação de Graças, que para os norte-americanos é uma data mais tradicional do que o Natal.

Originalmente, o dia de Ação de Graças era comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, na região da Nova Inglaterra, no Estado de Massachussets. Era marcado por festivais em agradecimento às boas colheitas realizadas no ano. Hoje, o feriado é celebrado com festas e conta com um tradicional almoço que tem como prato principal o peru, além da torta de abóbora de sobremesa.

A Black Friday é um dos dias mais importantes para o varejo norte-americano, com filas enormes se formando nas diversas lojas por pessoas que buscam aproveitar ao máximo as ofertas.

Do iG