Nutricionista Fernanda Melle: Saiba como melhorar sua memória através da alimentação

Todos os dias somos expostos à radicais livres que destroem os neurônios e provocam doenças como Alzheimer e Parkinson.

A nutrição adequada e mudanças no estilo de vida, como prática regular de exercícios físicos, podem contribuir bastante para o bom funcionamento do cérebro.

Alguns estudos mostram que uma dieta rica em colina (micronutriente presente na gema do ovo) tem efeito benéfico sobre a memória e atividade cerebral. Veja abaixo alguns alimentos com efeito positivo sobre a memória:

• Peixes: Rico em ômega 3 e vitamina D, o salmão, sardinha, anchova, atum, arenque e cavala possuem ação anti-inflamatória e renovam os neurônios devido ação antioxidante.
• Frutas e vegetais amarelos: O betacaroteno presente no mamão, manga, pêssego, cenoura e abóbora é um potente antioxidante que combate o envelhecimento das células.
• Frutas vermelhas: Morango, cereja, framboesa, melancia também possuem ação antioxidante e estimulam a atividade cerebral.
• Ovos: Responsável pela formação de novos neurônios e faz a reparação de neurônios já danificados devido serem ricos em colina, proteína de alto valor biológico e vitaminas do complexo B.
• Oleaginosas: Por serem ricas em vitamina E e selênio, as castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e amendoim destroem ação dos radicais livres.

O consumo regular desses alimentos e a prática de exercícios físicos podem melhorar significativamente sua memória. Procure um profissional Nutricionista para ajudar a adequar sua alimentação.

*Fernanda Melle dos Santos é nutricionista (CRN 57671/P) e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.
Contatos: 9-9686-5850 – email: [email protected] – Instagram: @DicadaMelle