Nutricionista Fernanda Melle: Emagreça e evite o efeito sanfona. Como? Comendo!

Por mais improvável que este título pareça, comer é a melhor estratégia para emagrecer e evitar o efeito sanfona. O maior causador desse efeito são as dietas muito restritivas e nesse texto você vai entender o porquê, como prevenir ou até mesmo como resolver esse problema.

A euforia em emagrecer é mágica e poucas pessoas se interessam pelos efeitos da oscilação de peso, porém devemos pensar em como sustentar o “novo corpo” depois de perder alguns quilos.

Toda vez que você inicia uma dieta muito restritiva, seu corpo entra em estado de alerta, são ativados mecanismos para poupar energia e algumas funções são diminuídas. Para o seu corpo, dieta significa apenas uma coisa: perigo! Ou seja, quanto mais drástica for a perda de peso mais traumático será para o seu corpo.

Agora vamos entender quais são os efeitos no metabolismo toda vez que iniciamos dietas muito restritivas:
• Pode aumentar o risco a doenças cardiovasculares.
• Afeta o funcionamento dos rins.
• Pode surgir diabetes (porque o funcionamento do pâncreas é afetado).
• Causa flacidez e estrias.
• Há maior acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática).
• Diminui o metabolismo, ou seja, há mais dificuldades para se perder peso.
• Afeta funções que demandam energia: sistema imunológico (por isso algumas pessoas ficam doentes após iniciar uma dieta), sistema reprodutivo, anabolismo proteico (dificuldade em ganhar massa muscular).

Além disso, o problema de perder e ganhar peso rápido modifica a estrutura das células adipócitas pois elas vão ficando cada vez maiores e não voltam ao tamanho normal com o emagrecimento. Então segue algumas dicas para prevenir e resolver isso:

• Coma melhor, não menos: entenda que além da quantidade, a qualidade dos alimentos é
importante e que uma reeducação alimentar é a estratégia mais segura para perder e manter
o peso.
• Procure ajuda: O Nutricionista é o profissional ideal para te ajudar, independente se você está na fase de emagrecimento ou de manutenção do peso.
• Melhore sua relação com a comida: Rotular os alimentos como “bons” ou “ruins” pode dificultar seu processo de emagrecimento porque alguns alimentos “ruins” podem ser excluídos e depois da dieta serem consumidos em maior quantidade.

Seu corpo é uma máquina, respeite os processos!

*Fernanda Melle dos Santos é nutricionista (CRN 57671/P) e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.
Contatos: 9-9686-5850 – email: [email protected] – Instagram: @DicadaMelle