Nutricionista Fernanda Melle: Conheça mais sobre a dieta low carb

A dieta Low Carb é muito utilizada por quem quer perder peso há muito tempo. Um dos primeiros nutrientes a serem diminuídos ou até retirados da alimentação é justamente os carboidratos. Porém existem muitas dúvidas acerca dessa dieta e principalmente da sua eficácia.

A ideia central é a utilização de energia pelo nosso corpo através do consumo de proteínas e gorduras, ou seja, é uma dieta baseada em consumo de bacon, ovos, castanhas, queijos amarelados, carnes gordas e frutas com pouco carboidrato e muita gordura, como abacate e coco.

Já se sabe que a diminuição de carboidratos trará perda de peso, visto que esse nutriente é o principal fornecedor de energia para todas as células do corpo, mas estudos também mostram que em muitas ocasiões essa perda de peso não é necessariamente de gordura, ou seja, a perda é apenas de líquidos e por isso a sensação de emagrecimento.

Outro fator é a alta taxa de reganho de peso após a dieta, porém se bem orientada por um Nutricionista, pode trazer benefícios e um emagrecimento duradouro.

Lembre-se: antes de iniciar a restrição de qualquer nutriente procure profissionais especializados pois pode causar prejuízos a sua saúde, por exemplo, para os diabéticos não é recomendado a realização de dietas low carb.

*Fernanda Melle dos Santos é nutricionista (CRN 57671/P) e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.
Contatos: 9-9686-5850 – email: [email protected] – Instagram: @DicadaMelle