Nutricionista Fernanda Melle: 3 benefícios do consumo de chocolates

A matéria prima do chocolate, o cacau, é um composto rico em flavonoides, onde as catequinas e epicatequinas são os antioxidantes mais abundantes. Por muitos anos foi utilizado como medicamento, no combate a enxaquecas, inflamações, problemas digestivos e insônia.

O primeiro benefício de consumir regularmente o cacau é a sua ação antioxidante devido a presença das catequinas e epicatequinas, que são responsáveis por evitar o aparecimento de inflamações e combate aos radicais livres.
O segundo benefício é o efeito sobre a saúde cardiovascular. Estudos demonstram que o consumo de chocolate com maior teor de cacau junto ao uso de ácido acetilsalicílico diminui o risco de infartos e derrames cerebrais.

Já o terceiro benefício, é sobre os efeitos no humor, já se sabe que o consumo de chocolate com 70% de cacau ajuda a aliviar sintomas de ansiedade e estresse pois libera endorfinas que são responsáveis por promover a sensação de bem-estar.

Recomenda-se o consumo de aproximadamente 30 gramas de chocolate meio amargo por dia, essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa. Lembrando que quanto maior o teor de cacau no chocolate, melhor será os efeitos mencionados acima.

*Fernanda Melle dos Santos é nutricionista (CRN 57671/P) e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.
Contatos: 9-9686-5850 – email: [email protected] – Instagram: @DicadaMelle