Números de atingidos pelas chuvas do verão cresceu nas cidades da região

As chuvas registradas no último verão, na Grande São Paulo, bateram recorde. Somente em março, o volume foi o maior dos últimos três anos. E os estragos vieram na mesma proporção. Na região Oeste, dados da Operação Verão, realizada pela Defesa Civil, apontam que o total de pessoas afetadas pelas chuvas quase dobrou na região Oeste.

Entre 1º de dezembro de 2018 e 5 de abril de 2019, os temporais deixaram 50 pessoas desabrigadas. No mesmo período da estação anterior, não houve registros de pessoas que tiveram que deixar suas casas em decorrência de alagamentos. Além disso, o total de moradores que tiveram seus imóveis invadidos pela água, durante os temporais, mas só precisaram sair temporariamente.

Os dados são referentes à Regional Administrativa 4 da Defesa Civil, que além das cidades da região Oeste – Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba – abrange ainda Cajamar, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Embu e Vargem Grande Paulista. Nessa área também foram registradas duas mortes em decorrência das chuvas, em Embu. Ainda nessa região, aconteceram, em todo verão, 34 ocorrências que necessitaram da intervenção da Defesa Civil, em 11 cidades.

Dentre os casos mais graves, houve alagamentos em Itapevi e Carapicuíba e a queda de parte da Estrada dos Romeiros, em Santana de Parnaíba, que precisou ser reconstruída pela prefeitura. Essa região da Defesa Civil é marcada principalmente pelo risco de deslizamento de terra. Mas o único caso com morte aconteceu em Embu. Em todo o Estado, 149 cidades registraram estragos causados pela chuva, contra 59 no verão passado. Já o total de óbitos subiu de 10 para 41. No mesmo intervalo, o total de desabrigados subiu de 1415 pra 2030, enquanto o de desalojados saltou de 2,2 mil para 6,3 mil.

Do Webdiario